Geral
Evento “Cores, Raízes e Saberes” reúne egressas do Programa Mulheres Mil no Campus Barbacena
O Campus Barbacena promoveu, no dia 27 de novembro, às 18h, o evento “Cores, Raízes e Saberes: a força da identidade feminina”, realizado no Auditório 3 da Instituição.
A ação foi voltada para as participantes de um projeto de extensão do Campus Barbacena que promove a integração e ações de empoderamento com as egressas do Programa Mulheres Mil.
A atividade contou com a participação da palestrante Flávia Sol, que abordou reflexões sobre ancestralidade, identidade e a força dos saberes transmitidos entre gerações.
O encontro também integrou as egressas com os alunos e professores do Colégio São Francisco de Assis de Barbacena, que apresentaram um trabalho relacionado à consciência negra e a confecção de bonecas Abayomi. Uma boneca de pano preta feita sem costura ou cola, criada no Brasil pela artesã Lena Martins. Ela simboliza resistência, autoestima e a valorização da identidade negra, sendo feita a partir de retalhos de tecido, com técnicas de nós e tranças. O nome "Abayomi" vem do iorubá e significa ‘encontro precioso’.
O evento teve ainda a presença do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Barbacena , com a presença da professora Sirleia Maria Arantes, que explicou a data de reflexão sobre o dia da consciência negra.
Ao final, as egressas participaram de uma oficina de confecção de bonecas Abayomi, que dialogou com arte, cultura e pertencimento, proporcionando um momento de vivência coletiva e expressiva para as participantes.
Para a coordenadora do Projeto de acompanhamento de egressas do Programa Mulheres Mil no Campus Barbacena, Bianca Monteiro, "o evento foi marcado por emoção, troca e significado. O 'Cores, Raízes e Saberes' se destacou como um importante espaço de valorização das raízes culturais e de celebração da diversidade.", finalizou.




