Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > FECIB 2023: Oficina de elaboração de projetos movimenta Campus Barbacena

FECIB 2023: Oficina de elaboração de projetos movimenta Campus Barbacena

A ação teve como objetivo ajudar alunos e professores das escolas do município a inscreverem projetos na IX FECIB.

Na última quinta-feira dia 13 de abril, cerca de 80 discentes e docentes das escolas de Barbacena participaram da "Oficina de elaboração de projetos" da FECIB.

A ação teve como objetivo ajudar alunos e professores das escolas do município a inscreverem projetos na IX FECIB. Foram ofertadas duas turmas gratuitas para a comunidade.

Já estão disponíveis os certificados dos participantes em: https://sites.google.com/ifsudestemg.edu.br/certificados-fecib-if-bq/certificados

A FECIB

pós 03 anos sem a realização da Feira Científica de Barbacena, devido a pandemia da Covid-19, o IF Sudeste MG - Campus Barbacena retoma a organização da IX FECIB e divulga o edital para toda comunidade de Barbacena.

A Comissão Organizadora da IX FECIB convida os professores e alunos das escolas de Educação Básica do município de Barbacena a inscreverem trabalhos a serem apresentados na Feira.

A inscrição dos trabalhos, bem como o envio do arquivo do resumo e do projeto será realizada em formulário on-line no link https://forms.gle/T78HiveHGDhgsNes9 até o dia 20 de junho de 2023 (até às 23h59) .

O objetivo do evento é promover o intercâmbio de trabalhos técnicos, científicos e/ou culturais das Instituições Educacionais do Município. A IX FECIB acontecerá nas dependências do IF Sudeste MG – Barbacena e se constituirá de uma mostra de até 40 (quarenta) trabalhos selecionados.

A abertura ocorrerá no dia 13 de setembro de 2023, às 13h00, no Campus Barbacena. A apresentação dos trabalhos acontecerá nos dias 13 (13h30 às 21h00) e 14 (09h00 às 17h00) de setembro de 2023 no IF Sudeste MG – Barbacena, onde o evento estará aberto à visitação do público em geral.

A IX FECIB pretende valorizar a amplitude do conhecimento e a interconexão de áreas e, portanto, propõe tema livre de trabalhos de caráter científico, tecnológico e/ou cultural.

Os trabalhos a serem inscritos deverão se enquadrar em um dos dois níveis de ensino e uma das três categorias do trabalho:

Níveis de ensino

a) Ensino Fundamental;
b) Ensino Médio e/ou Técnico

Categorias do trabalho

a) Trabalho Construtivo

Os trabalhos do tipo construtivo referem-se à iniciativa de construir algo com uma dimensão de inventividade, seja na função, na forma ou no processo, seja na proposição de soluções alternativas e de materiais alternativos para o funcionamento de certos objetos, máquinas, mecanismos ou sistemas.

b) Trabalho Didático

Os trabalhos de natureza didática referem-se àqueles voltados para o objetivo de explicar, ilustrar, aplicar, demonstrar e/ou revelar os princípios científicos de assuntos e temas diversos.

c) Trabalho Investigativo

Os trabalhos de natureza investigativa referem-se àqueles voltados para a pesquisa em torno de problemas e situações do mundo científico, tecnológico ou do cotidiano, visando à maior compreensão acerca dos mesmos e à indicação de possíveis soluções.

O Evento

A abertura ocorrerá no dia 13 de setembro de 2023, às 13h00, no Campus Barbacena. A apresentação dos trabalhos acontecerá nos dias 13 (13h30 às 21h00) e 14 (09h00 às 17h00) de setembro de 2023 no Campus Barbacena, onde o evento estará aberto à visitação do público em geral.

Durante os dois dias de apresentação, uma comissão julgadora percorrerá os estandes e avaliará os trabalhos, de acordo com os critérios descritos no edital. Os trabalhos mais bem avaliados serão premiados no encerramento da FECIB.

Oficina de elaboração de projetos

Com a finalidade de ajudar alunos e professores das escolas de Barbacena a inscreverem projetos na IX FECIB, a Comissão Organizadora da Feira realizará no dia 13 de abril de 2023, no Campus Barbacena, uma oficina de elaboração de projetos. Serão disponibilizadas duas turmas: 1ª (08h às 11h) e 2ª (13h30 às 16h30). A oficina é gratuita e haverá certificação. Em breve, serão disponibilizadas, no site do IF Sudeste MG - Campus Barbacena, as informações sobre as inscrições para a oficina.

FECIB – Coordenação de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Rua Monsenhor José Augusto, 203 – São José CEP: 36.205.018 – Barbacena – MG

E-mail: fecib.barbacena@ifsudestemg.edu.br

Telefone: (32) 98413-5393 (7h às 11h30)