Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Formandos do Curso de Agronomia participam de aula de campo na Empresa Agromudas Kamará e realizam homenagem

No dia 4 de maio, aconteceu mais uma aula de campo nas dependências da empresa Agromudas Kamará, onde o professor da disciplina de Extensão Rural José Alcir e formandos do curso de Agronomia trocaram experiências.

No dia 4 de maio de 2023, aconteceu mais uma aula de campo nas dependências da empresa Agromudas Kamará, onde o professor da disciplina de Extensão Rural José Alcir Barros de Oliveira e estudantes formandos do curso de bacharel em Agronomia puderam trocar experiências e saberes com o Técnico em agropecuária e ex-aluno da instituição, o Sr. Ricardo José Pacheco Montes.

"Foi uma manhã muito proveitosa", relata o professor José Alcir, "por estar diante de uma empresa parceira em nossos projetos pedagógicos a mais de 15 anos e com o apoio do técnico Ricardo, um profissional competente e sempre disposto a colaborar recebendo-nos em seu viveiro sempre com entusiasmo e prazer mostrando-nos as novidades tecnológicas da área de horticultura, carro chefe da economia local e regional e atividade de maior oportunidade de emprego aos nossos profissionais formados das ciências agrárias."

"As inovações tecnológicas como fertirrigação e plasticultura discutidas na visita são fundamentais para o desenvolvimento da área de horticultura que hoje em Barbacena e região predomina na atividade da agricultura familiar, classe esta que é fundamental na geração de renda e ocupação de mão-de-obra para as famílias nas comunidades rurais. A história de vida e carreira profissional de Ricardo foi muito importante de ser ouvida e refletida por todos, servindo de exemplo para nossos jovens e futuros engenheiros agrônomos.", explica o professor José Alcir.

Na oportunidade, o professor e a turma de estudantes, parabenizaram e agradeceram à empresa na pessoa do Sr. Ricardo "reconhecendo sua importância nessa parceria que já logrou muitos frutos de sementes plantadas nos solos férteis da educação agrícola. Foi-lhe entregue uma placa de moção em agradecimento e reconhecimento.", conta o professor José Alcir

"Dentre as ações de parceria podemos citar que a empresa oferece estágio para os estudantes dos cursos técnicos e da Agronomia, está sempre aberta para as visitas técnicas com aulas de campo, contrata nossos profissionais para o trabalho, realiza dias de campo onde somos convidados e participa de eventos no campus com palestras e cursos.", enfatiza o professor José Alcir

"O Campus Barbacena agradece à empresa e espera continuar nessa parceria para o desenvolvimento sustentável da educação agrícola preparando nossos jovens para serem profissionais éticos e competentes no mundo do trabalho." conclui o professor José Alcir

Texto: professor José Alcir