Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Grupos de estudos dos Cursos Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Agronomia realizam Semana Acadêmica de sucesso
conteúdo

Geral

Grupos de estudos dos Cursos Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Agronomia realizam Semana Acadêmica de sucesso

O evento foi promovido pelos grupos de estudos Gezoo, Gefrut, Gefit, Agricultura de pé no chão, Geppol, Gecan e Iflores.

Epidemiologia, produção de mudas de rosa em hidroponia, agroecologia, flores comestíveis e casqueamento de bovinos foram alguns dos temas das palestras e minicursos realizados na Semana Acadêmica dos Cursos Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Agronomia. O evento foi promovido pelos grupos de estudos Gezoo, Gefrut, Gefit, Agricultura de pé no chão, Geppol, Gecan e Iflores. 

O Vice Coordenador do IFlores, Luciano Almeida Lima, Técnico em Agropecuária e formando em Agronomia pela instituição ministrou o minicurso “Confecção de terrários criativos” onde os participantes ganharam terrários criativos. “Os Terrários vieram pra ficar! As pessoas com a vida agitada procuram plantas que necessitam de pouca manutenção, que não adoecem, e que conseguem ficar dias sem irrigação.Os Terrários simulam um jardim e cria um ambiente agradável.” 

Pablo Garcia de Oliveira, Engenheiro Agrônomo, mestre em entomologia e doutorando em Entomologia pela Universidade Federal de Lavras realizou a palestra “Reconhecimento de himenópteros-parasitoide: base para o controle biológico de pragas.” E para ele, conhecer os agentes de controle biológico é crucial para construir modelos de agricultura sustentável e que contribuam com a racionalização de produtos fitossanitários, principalmente inseticidas. “Através do minicurso os alunos foram capazes de identificar ao nível de família esses agentes de controle biológico e correlacionar com os hospedeiros do mesmo. Os alunos poderão também propor metodologias aos agricultores que favoreçam a ocorrência dos parasitoides nos seus cultivos, desenvolver estratégias de amostragem e monitoramento de artrópodes-praga e racionalizar a utilização de acaricidas e inseticidas sintéticos.”

 

registrado em: