Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > IF Barbacena e Fiocruz Minas: parceria promove participação de estudantes na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A equipe do IF Sudeste MG - Campus Barbacena (nove monitoras, um apresentador de trabalho da FECIB e dois docentes) participou da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Fiocruz.

A equipe do IF Sudeste MG - Campus Barbacena (nove monitoras, um apresentador de trabalho da FECIB e dois docentes) participou da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Fiocruz, realizada no dia 18 de outubro, no Centro de Referência das Juventudes, em Belo Horizonte.

"Nossa equipe brilhou pelo envolvimento, pela empolgação e pela interação com os noventa estagiários da Fiocruz e com os estudantes de escolas de Belo Horizonte e municípios vizinhos.", destacou o professor do Campus Barbacena José Emílio Zanzirolani de Oliveira.

O Professor explicou ainda como ocorreu a parceria:

"A vida é feita de momentos, de aprendizagens e de interações. Uma interação harmônica – do tipo ganha-ganha – foi realizada por intermédio da equipe do IF Barbacena com a Fiocruz Minas – Instituto René Rachou. A conexão inicial foi por intermédio do Prof. Dr. Armando de Menezes Neto, do IF Barbacena, com a Dra. Cristiana Ferreira Alves de Brito, Pesquisadora da Fiocruz Minas – Instituto René Rachou e com função de Coordenadora da 20a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Fiocruz. Naquele momento foi gestada a possibilidade de graduandos do IF irem à cidade de Belo Horizonte-MG, no dia 18 de outubro, como monitores e apresentador de trabalho no Centro de Referência das Juventudes, em Belo Horizonte, onde ocorreu a Semana. O contato do Prof. Armando com o Prof. José Emílio Zanzirolani de Oliveira, coordenador do Projeto de Extensão Qualidade de Vida e de Ambiente e da Feira Científica de Barbacena (FECIB), auxiliou na viabilidade do intento e na indicação de trabalho da FECIB a ser apresentado na referida Semana. "

O estudante João Paulo de Sousa apresentou o projeto selecionado na FECIB 2023, intitulado "Avaliação de Terpenos na atividade antifúngica contra Colletotrichum karstii". Ele relatou, entusiasmado, que o trabalho foi recebido com grande interesse pelo público, tendo sido mostrado e discutido em 15 apresentações.

O tema central da SNCT é Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, em referência ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em foco encontra-se o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que tem, dentre outras, a meta de erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente e do clima. Isto também, segundo Prof. José Emílio, é vislumbrado nas ações do Projeto Qualidade de Vida e de Ambiente do IF Barbacena. Ainda, o objetivo da SNCT 2023 é dialogar sobre a importância das bases científicas e tecnológicas para o futuro.

"Foi maravilhosa a oportunidade de imersão lúdica na ciência de ponta que a Fiocruz faz tão bem, com destaque em Minas Gerais, no Brasil e no mundo, além de conhecer os trabalhos de grupos envolvidos com a Agroecologia, com as Aves, com a inovação e a conscientização, como os apresentados pela Fundação Ezequiel Dias, pela UFMG, pelo Instituto Oswaldo Cruz, pela Acamares-MG, pela Ecoaves, dentre tantos expositores. Ainda, além de conhecer, foi importante contribuir com a monitoria e a apresentação do nosso trabalho.", enfatizou o professor José Emílio Zanzirolani de Oliveira.

Conforme afirmaram as discentes Wanessa Pereira Coelho e Raquel Ruback Rossi. Já Daniely Maria da Silva “foi incrível a interação com os estudantes visitantes, pois notei o interesse deles nas temáticas apresentadas; também vivenciei, pela primeira vez, uma Semana Nacional – oportunidade única e formativa”.

O professor Armando, interlocutor da ação conjunta entre IF e Fiocruz, destacou que “muitos estudantes do IF se interessaram em participar, total de 15, mas que na logística foi possível contemplar 10. O motivo do interesse é por gostarem da disciplina Parasitologia e por se sentirem prestigiados(as) em atuar em atividades de saúde pública na Fiocruz, realizada na Semana Nacional”. Ainda, lembrou que os estudantes voluntários receberão certificados de participação em atividade extensionista da Fiocruz.

A equipe agradeceu ao IF Barbacena pela oportunidade e, em especial, à Diretoria de Extensão e ao Setor de Transportes, pelo empenho e pela viabilidade.

Fonte: Armando de Menezes Neto, José Emílio Zanzirolani de Oliveira, Raquel Ruback Rossi, Wanessa Pereira Coelho, João Paulo de Sousa.

Fotos: Armando de Menezes Neto, Raquel Ruback Rossi, Wanessa Pereira Coelho, João Paulo de Sousa.

Mais notícias sobre o evento encontra-se no link da Fiocruz: https://www.cpqrr.fiocruz.br/pg/fiocruz-minas-promove-atividades-durante-a-20a-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia/