Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > IF Sudeste MG – Campus Barbacena completa 110 anos

IF Sudeste MG – Campus Barbacena completa 110 anos

Em comemoração à data especial, a Direção lança um e-book fotográfico.
Exibir carrossel de imagens #Pratodosverem: imagem do prédio anexo (prédio de tijolinhos).

#Pratodosverem: imagem do prédio anexo (prédio de tijolinhos).

O IF Sudeste MG – Campus Barbacena completa hoje, dia 09 de novembro, 110 anos de existência.  Para comemorar a data, a Direção do Campus Barbacena está lançando um e-book fotográfico.

O e-book reúne as fotos artísticas que demonstram a beleza da instituição. A equipe da Coordenação de Comunicação Cerimonial e Eventos do Campus Barbacena, que participou da elaboração do projeto junto com o Diretor-geral e dos Diretores sistêmicos, explica que o e-book não tem como objetivo retratar todos os setores nem fazer um resgaste histórico, mas sim registar por meio de olhares fotográficos a beleza do Campus.

Para o Diretor-geral do Campus Barbacena, um ex-aluno, professor efetivo do campus Barbacena e, apaixonado por esta escola, professor Marcelo José Milagres de Almeida, idealizador do e-book, o projeto tem como objetivo enaltecer a importância do campus Barbacena – IF Sudeste MG para servidores ativos e aposentados, alunos, colaboradores e comunidade externa. “Demonstrar, que ao longo de 110 anos, como o trabalho que se iniciou com o Dr. Diaulas Abreu, e contou com as mãos de tantos diretores e servidores que já passaram por aqui, e os atuais servidores, foi importante para projetar a nossa instituição como um educandário centenário que oferece educação pública, gratuita e de qualidade. Não posso deixar de registrar aqui o meu depoimento, pois tudo o que tenho em minha vida dou graças a DEUS, a minha família e ao campus Barbacena (antiga Escola Agrícola). Agradeço aos milhares de alunos que escolheram nossa escola para sua formação profissional, pois o motivo da comemoração destes 110 anos são vocês, a razão da existência, para muitos, da Escola Agrícola, para outros muitos, do campus Barbacena – IF Sudeste MG.”, enfatizou o Diretor-geral.

Veja o e-book completo

Histórico do IF Sudeste MG – Campus Barbacena

No dia 09 de novembro de 1910, o Doutor Diaulas Abreu criou o “Aprendizado Agrícola de Barbacena”, por meio do decreto nº 8.358, do Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, Nilo Peçanha. Contudo as atividades da escola só tiveram início em 14 de julho de 1913.

Ao longo dos anos, teve muitas vezes o seu nome e subordinação modificados. Até que em 2008, a Escola Agrotécnica Federal de Barbacena se transformou em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- Campus Barbacena.

Atualmente oferta 20 cursos entre técnicos, graduação e pós-graduação, além de realizar ações de pesquisa e extensão que permitem o atendimento de Barbacena e região. Com seu imponente estilo normando, em uma área de cerda de 481 ha, a Instituição vem acompanhado as mudanças  do cenário educacional.