Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Inscrições abertas para o 13º Concurso de Desenho e Redação, promovido pela CGU

Inscrições abertas para o 13º Concurso de Desenho e Redação, promovido pela CGU

Edição traz o tema: “Cidadania digital: acesso e educação para a democracia”

As inscrições para o Concurso de Desenho e Redação já estão abertas e o envio dos trabalhos poderão ser realizados até o dia 02 de setembro de 2024. O concurso está em sua 13ª edição e é direcionado a estudantes e professores das escolas públicas e particulares do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e médio de todo o país. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e seus respectivos professores orientadores também podem participar.

O concurso é dividido em 14 categorias. Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os estudantes concorrem com trabalhos do tipo “Desenho”. Já os estudantes o 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio poderão concorrer com trabalhos do tipo “Redação”. O texto deve ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

A iniciativa contemplará 14 estudantes e seus respectivos professores orientadores com um certificado e um notebook para cada um. Adicionalmente, o concurso premiará 27 instituições de ensino na categoria “Escola Cidadã” com Planos de Mobilização, compostos por atividades e práticas pedagógicas relacionadas ao tema. Cada escola premiada também receberá um “Certificado de Premiação e Reconhecimento” emitido pela Controladoria-Geral da União, além de um notebook. O resultado do concurso será divulgado em 19 de dezembro de 2024.

Confira o edital completo.

Seleção

Para participar, é necessário que as escolas interessadas realizem a inscrição eletrônica em https://concursos.cgu.gov.br/. A inscrição é gratuita e as escolas serão responsáveis pelo preenchimento adequado de todas as informações solicitadas pelo sistema eletrônico, pela realização da inscrição e pelo envio de cada um dos trabalhos selecionados por categoria.

A inscrição e o envio dos trabalhos deverão ser realizados pela escola somente por meio do sistema do concurso.

O material necessário para a participação no concurso, incluindo formulários para realização dos trabalhos, peças de divulgação e o Guia do Tema está disponível no site da CGU na seção Educação Cidadã.

As escolas e os professores deverão desenvolver estratégias de mobilização e práticas pedagógicas para debater o tema com os estudantes.

Na primeira etapa do concurso, cada escola deve selecionar o melhor trabalho de desenho ou redação em cada categoria para inscrição e envio pelo sistema eletrônico. Cabe à escola e aos professores orientadores observarem para que os estudantes produzam o trabalho, em sala de aula, e não utilizem equipamentos eletrônicos ou outros recursos tecnológicos na produção. Na segunda etapa, caberá à CGU, por meio de Comissão Julgadora, realizar o julgamento dos trabalhos selecionados dentre aqueles que foram recebidos por meio do sistema eletrônico.

Fonte: CGU: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2024/04/inscricoes-abertas-para-o-13o-concurso-de-desenho-e-redacao