Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > JIF - etapa local 2025: Competições de futsal e atletismo agitam Campus Barbacena
conteúdo

Geral

JIF - etapa local 2025: Competições de futsal e atletismo agitam Campus Barbacena

Entre os dias 08 e 09 de setembro, o Campus Barbacena sediou as disputas de futsal e atletismo da maior competição esportiva multicampi do IF Sudeste MG : a etapa local dos Jogos dos Institutos Federais 2025.

Entre os dias 08 e 09 de setembro, o Campus Barbacena sediou as disputas de futsal e atletismo da maior competição esportiva multicampi do IF Sudeste MG : a etapa local dos Jogos dos Institutos Federais 2025.

Além do Campus Barbacena, os Campi Rio Pomba e Juiz de Fora também sediaram os jogos que reuniram cerca de 600 atletas em nove modalidades esportivas: tênis de mesa, handebol feminino, handebol masculino, vôlei de praia feminino, vôlei de praia masculino, futebol, basquete, vôlei e xadrez.. O encerramento está previsto para ocorrer no Campus Juiz de Fora, no dia 12 de setembro. 

A construção da competição é coletiva, conforme a coordenadora  de Esporte e Cultura do IF Sudeste MG,  Jacqueline Costa, "o JIF é o maior evento esportivo que a gente tem na nossa instituição. Esse evento é construído coletivamente. A gente tem hoje uma comissão com a participação de docentes de educação física, servidores técnicos administrativos  de todos os Campi do IF Sudeste MG."

Para o Diretor-geral do Campus Barbacena, professor Alex de Oliveira Botelho, a construção coletiva e a sede dos jogos compartilhada entre os campi representam um ganho institucional. "A gente vê um ganho institucional muito grande fazer essa sede compartilhada entre três campi. Nós promovemos essa oportunidade ao estudante de frequentar tanto o ambiente de Barbacena, que tem sua riqueza, quanto o ambiente de Juiz de Fora e Rio Pomba . Então para nós é uma honra muito grande receber esses alunos, esses atletas e promover o que a gente considera uma das vertentes mais importante de transformação do processo educacional, que além da cultura, é o esporte.", destacou Diretor-geral do Campus Barbacena. 

Os atletas/estudantes concordaram com a importância da interação entre os campi proporcionada pelos jogos. "as interações são muito importantes porque a gente conhece os outros campi, a dinâmica dos outros campus e vê a rotina de treinos." explicou a estudante Flávia, do Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Muriaé, atleta de vôlei e handebol. 

A oportunidade de distração proporcionada pelas competições assim como o incentivo ao esporte foram também palavras enfatizadas pelos atletas/estudantes. "Eu acho uma oportunidade muito boa porque incentiva todos os atletas. A gente tem uma motivação, um investimento para o esporte que dá vontade de treinar. ", relatou Felipe aluno do Curso Técnico em Edificações do Campus São João del-Rei, atleta do salto à altura e salto à distância.

Já para Gabriel Loures do Curso Técnico em Mecânica do Campus Juiz de Fora, competidor de futsal,  o jogo "é muito bom pela distração que os atletas conseguem ter." 

A vontade de seguir carreira no esporte não foi esquecida pelos estudantes/atletas. "É uma oportunidade de subir futuramente na carreira.", ressaltou  Natan Oliveira do Curso Técnico em Informática do Campus Rio Pomba, atleta dos 100  metros e 200 metros rasos.

"É um influência para quem quer sempre evoluir. É um passo a mais para o campeão ir para Guarapari", alertou  Victor de Melo, estudante do Curso de  Licenciatura em Matemática do Campus Santos Dumont , competidor de futsal. 

Outros aspectos positivos foram relatados também pelos estudantes, como o amor pelo atletismo e a importância do futsal feminino:

 "O atletismo, por mais que desenvolva muita competição, é um esporte de muita empatia porque a gente entende a dificuldade do outro ", afirmou Nayara aluna do Curso Técnico em Hospedagem do Campus Barbacena, que disputa os 100, 200, 400 metros, revezamento de 100 metros e 400 metros. 

"O  futsal feminino é uma modalidade feminina querendo ou não que as pessoas não acompanham muito. Acham que é irrelevante, mas eu acho que é muito importante. Acho que é um esporte que une muito as pessoas", lembrou a discente Ana Luisa Amaral do Curso Técnico em Zootecnia doo Campus Rio Pomba e competidora de futsal feminino. 

Já para a estudante Lorena Barbosa do Curso Técnico em Química do Campus Rio Pomba, capitã do time de futsal feminino, "é muito importante saber organizar o time, principalmente nesta hora, para gente conseguir fazer um jogo coletivo e em equipe."

Por todas essas abordagens, que o professor Luiz Carlos Gomes Junior, coordenador da etapa local do JIF no Campus Barbacena e treinador das equipes do Campus Barbacena afirma que a importância dos jogos não está apenas na competição. "O JIF não é só medalha, não é só ganhar. O JIF é tombo, é torção, é ficar feliz com a vitória e ficar triste com a derrota. Mas principalmente a aprendizagem que é feita com a realidade de diferentes campi. Esse ano, a gente conseguiu estudantes da Biologia, da Educação Física que estão atuando como auxiliares e equipe de arbitragem, e os alunos dos 4 cursos técnicos integrados aqui do campus que estão na disputa".

Para finalizar, o Reitor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, professor Valdir José da Silva, afirmou que "os jogos representam um momento único de integração dos estudantes, entre os campi. E que é uma oportunidade também para que os alunos daqui possam competir regionalmente e até nacionalmente. Os jogos, sem dúvida nenhuma, para educação representam a oportunidade da pessoa crescer em todos os aspectos, em uma formação integral dos jovens" .

Após as etapas locais realizadas por toda a Rede Federal, a competição avança para a Etapa Regional, marcada para 30 de setembro a 5 de outubro, no município de Guarapari (ES). Já a Etapa Nacional dos JIFs 2025 será realizada no Instituto Federal Rio Grande do Norte (IFRN), de 24 a 29 de novembro, em Natal (RN).

Texto: Bianca Alvin Foto: Bianca Monteiro.

registrado em: