Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Jogos Escolares de Barbacena na edição de 2023 chegam na sua etapa final

Jogos Escolares de Barbacena na edição de 2023 chegam na sua etapa final

O campus Barbacena marcou presença com oito equipes nas modalidades de quadra e também na modalidade de xadrez.

Na última sexta-feira, dia 14 de abril, chegou ao fim a etapa das modalidades coletivas dos jogos escolares promovido pela Prefeitura Municipal de Barbacena. Com data ainda indefinida, falta a disputa do vôlei de praia.

Num total de 77 pessoas envolvidas sendo professor de educação física, psicólogo (orientador do xadrez), acadêmicos do curso de Educação Física e 70 estudantes dos vários cursos técnicos integrados do campus participaram nessa etapa.

Para Gabriel da Silva Rodrigues, estudante do curso técnico em agroindústria, foi um experiência diferenciada. "Foi divertido. Acabei conhecendo um esporte que eu nunca havia jogado na vida e acabou que eu gostei dele, e pretendo continuar treinando."

Já para Vitor Willians Netto Lasnou, estudante do curso técnico em agropecuária, foi "uma experiência que ficará na memoria pela sensação de representar o IF, com uma torcida fanática e jogadores que me desafiam cada vez mais (...)."

Também fez parte Júlia Tavares Correia , estudante do curso técnico em hospedagem, que destacou a importância pessoal da atividade. "Foi uma experiência incrível, que eu pude conhecer novas pessoas e explorar um lado de mim que eu ainda não pude colocar em prática. Espero poder participar ano que vem novamente para sentir tudo novamente porém com mais experiência."

Por fim, do curso técnico em química, Gabriela Baião Vieira Pataro  destaca que o trabalho  "foi muito bom, trouxe aprendizado e trabalho em equipe."

Participando na condição de auxiliar técnico nas modalidades de quadra, Milene da Silva Messias, estudante do curso de Licenciatura em Educação Física, ressalta que "poder auxiliar acompanhando o time de vôlei do IF Sudeste Campus Barbacena foi uma grande oportunidade como uma estudante de Educação Física, poder vivenciar essa experiência vendo de perto contribuiu grandemente para o meu aprendizado e também para a minha formação."

Para o também estudante do curso de licenciatura em Educação Física, Marco Vinício Pereira da Silva Júnior "foi uma experiência bastante diferente, já havia participado anteriormente como aluno e estar agora, como auxiliar é enxergar as coisas de uma outra perspectiva, ter que manter os calmos e focados no jogo, ao mesmo tempo que temos que pensar em táticas para desenvolver a equipe durante os jogos."

A competição foi uma etapa classificatória para a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, a qual acontecerá na cidade de Mercês, no período de 15 a 21 de maio de 2023.

"No ano de 2022, participamos do JEB somente com duas equipes de futsal, uma no masculino outra no feminino. Neste ano, visando oportunizar para um maior número de estudantes, o campus foi inscrito em todas as modalidades. Ganhamos algumas, perdemos algumas, mas no final o saldo foi positivo, a competição foi muito útil para a sequência em novas etapas como o JIF (Jogos dos Institutos Federais) além da participação de alunos nascidos no ano de 2006, os quais não poderão participar no próximo ano do JEB. Foi muito importante a participação de estudantes dos vários cursos técnicos representando o campus, lembranças que levam para a vida. Destaca-se ainda  a utilização do ginásio, que entre outras coisas, serviu para aproximar a comunidade externa do Campus Barbacena, situação que foi muito importante" - finalizou o professor de educação física, Luiz Carlos Gomes Júnior, responsável pelas equipes dos esportes coletivos de quadra.

Fonte e fotos: Luiz Carlos Gomes Júnior