Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Os estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Química ministram aulas práticas no Laboratório de Microbiologia de Alimentos e no LIFE

Aprendendo e ensinando uma mesma lição”

Os estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio tiveram que, como atividade avaliativa no quarto bimestre letivo na disciplina de Microbiologia, ministrarem aulas práticas no Laboratório de Microbiologia de Alimentos e no LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores), para os seus colegas do terceiro ano.

As atividades consistiram em aulas práticas de preparo de lâminas de bactérias e leveduras utilizando o método de coloração de Gram, preparo e coloração simples de esfregaço de células da boca. Em seguida, os estudantes utilizando as instalações do LIFE observaram os materiais ao microscópio.

Segundo a professora da disciplina Deise Oliveira, a atividade foi pensada para que os estudantes do segundo ano que estão cursando a disciplina neste ano letivo aprendessem ensinando. E os estudantes do terceiro ano que a cursaram de forma remota, não executando desta forma atividades práticas, pudessem ter contato com o laboratório de microbiologia e algumas de suas práticas.

O estudante do terceiro ano Bruno Henrique relatou sua impressão da atividade, “Eu amei participar da aula, pois eu nunca havia usado um microscópio antes. Eu me diverti muito analisando a levedura do pão e o fungo, mas a melhor parte foi poder ver minha própria saliva "de perto". E é muito satisfatório conseguir focar a lente de um microscópio sozinho pela primeira vez. Hoje, eu fico triste por não ter tido aulas de microbiologia presencialmente.

Fotos e texto: professora Deise Machado Ferreira de Oliveira