Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Palestra de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia movimenta Campus Barbacena

No dia 01 de dezembro, às 16h, no Auditório II, ocorreu a abertura do evento “Pesquisadores do futuro: além de dar um Google, esteja no Google! - 1ª edição”.

Na ocasião, o professor Márcio de Paiva Delgado do Campus Santos Dumont falou sobre o tema “Ciência, apoio, abandono. O que a história tem a nos dizer?” .A atividade fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022 cujo tema é “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil".

Quando a gente fala que é importante investir em ciência, em tecnologia e formas de geração de conhecimento através dos métodos científicos, a gente pode recorrer a temas atuais. Mas nessa hora eu acho interessante a gente recorrer a ciência histórica, porque a gente estuda história não é para decorar eventos interessantes e divertidos do passado. A gente estuda história para entender as permanências e mudanças que acontecem em nosso planeta e sociedade.”, explicou o palestrante professor Márcio de Paiva Delgado.

O evento é uma promoção da Diretoria de Pesquisa Inovação e Pós-graduação do Campus Barbacena e ocorrerá até o dia 12 de janeiro, conforme programação divulgada nas imagens. Para participação neste evento e foi necessária a inscrição prévia. Receberá certificado aquele com frequência superior a 75%.

Conforme a Diretoria de Pesquisa, Fabianne Magalhães Girardin Pimentel Furtado, o evento tem como objetivo fomentar o pensamento científico entre os estudantes dos cursos do Campus Barbacena, inserir os estudantes nesse ‘espaço’ formativo, de modo a permitir que esses estudantes criem e consolidem argumentos e novas visões. O nome do curso é provocativo, propositadamente: frequentemente, os estudantes “dão um Goolge” para fazer algum tipo de busca, pesquisa, enquanto poderiam ser eles “a fonte” (estarem no Google como referência em algum assunto).