Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Participação do Campus Barbacena é um sucesso na XII Semana Ambiental Integrada

Participação do Campus Barbacena é um sucesso na XII Semana Ambiental Integrada

Estudantes e professores de sete cursos apresentaram ações do Campus Barbacena no evento.

Os professores e estudantes do Campus Barbacena participaram da  da XII Semana Ambiental Integrada. O tema desse ano foi "Meio ambiente e o flagelo da plástico: soluções para salvar o futuro do planeta." O evento aconteceu na sede da Guarda Civil Municipal.

Os cursos do Campus Barbacena envolvidos foram:

• Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio
  • Técnico em Meio Ambiente
  • Licenciatura em Química
  • Tecnologia em Alimentos
  • Tecnologia em Gestão de Turismo.
  • Bacharelado em Gestão Ambiental
  • Agronomia

Os estudantes e professores do Curso de Química apresentaram uma das atividades desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica, em uma das escolas  de campo. O projeto foi referente a Produção do Plástico Filme Biodegradável a base de quitosana.

Já os discentes e professores do Curso de Alimentos  apresentaram  o tema sobre o aproveitamento de  partes não tradicionalmente comestíveis de alimentos, dentre eles: folhas fora do padrão, raízes e cascas  que podem ser utilizados para a obtenção e extração de pigmentos naturais que são aplicados em alimentos, cosméticos e fármacos.

Os bolsistas dos cursos Técnico em Hospedagem e Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, por sua vez, apresentaram o Projeto IF-Aves. Por meio de fotos e sons de algumas das espécies encontradas e registradas no IF Sudeste MG - Campus Barbacena foi demonstrado a rica variedade de aves existentes, encantando os visitantes. O Projeto IF-Aves é realizado por meio de visitas guiadas para observação in loco das espécies nas várias trilhas e matas preservadas. As visitas poderão ser agendadas de acordo com o cronograma que será divulgado brevemente.

Os cursos do Núcleo de Meio A mbiente foram apresentados através de diversos projetos. Segundo a discente Sônia Loschi, aluna do Curso Técnico em Meio Ambiente, que participou da Semana Ambiental Integrada junto com os alunos do curso Bacharelado em Gestão Ambiental, foi muito gratificante poder trabalhar o tema da reciclagem junto as crianças, importante mostrar que dos resíduos transformados podemos fazer objetos com valor agregado. É importante quebrar o paradigma de que não se aproveita os resíduos, e também aproveitar para mostrar o quanto é importante a reciclagem. Foi uma experiência enriquecedora para mim, aqueceu minha alma com a esperança de que aqueles rostinhos curiosos cuidem do nosso planeta tão devastado pela ganância dos adultos.

Lucas Galdino, discente do curso Bacharelado em Gestão Ambiental, informou que participar da Semana Ambiental Integrada possibilita o desenvolvimento da percepção das novas gerações e o senso crítico quanto o manejo do meio ambiente de maneira prudente e sustentável.

Por fim, os estudantes do curso de Agronomia que estão envolvidos com o projeto de extensão “HORTAS RESIDENCIAIS EM PEQUENOS ESPAÇOS”. apresentaram no stande destinado ao Campus Barbacena temas relacionados ao cultivo de alimentos, agroecologia, alimentação saudável, os perigos do uso indiscriminado de agrotóxicos e sobre o reaproveitamento de embalagens plásticas para cultivo de olerícolas. Segundo o professor Alex de Oliveria Botelho, coordenador do projeto de extensão, “é importante tratar sobre esses assuntos com as crianças para que entendam, desde cedo, que o alimento está diretamente relacionado à saúde humana. Que fomentar a cultura de se produzir alimentos em casa, especialmente aqueles que se consome in natura, pode garantir economia e maior qualidade de vida às pessoas."

O stand do Campus Barbacena foi visitado por escolas do município. A Diretora de Ensino, professora Vanessa Lima agradeceu os estudantes e professores pelo excelente trabalho realizado no evento.