Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Participe do NEABI do Campus Barbacena!
conteúdo

Geral

Participe do NEABI do Campus Barbacena!

Alunos e professores participantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão com a temática étnico racial estão convidados a participar do Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI - Campus Barbacena).

Os NEABI’s do IF Sudeste MG são os núcleos de coordenação, planejamento, assessoramento e monitoramento de ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na temática das identidades e relações étnico-raciais das populações afrodescendentes, remanescentes quilombolas, remanescentes indígenas e indígenas.

Os NEABI’s atuam como multiplicadores de educação para a convivência e respeito da diversidade, contribuindo para a equidade racial e promoção da Educação das relações étnico-raciais.

Em dezembro de 2020, foi aprovado pelo CONSU, por meio da resolução nº 58/2020, de 15-12-2020, o regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI´s) do IF Sudeste MG.

“A aprovação do documento e da criação dos NEABI’s do IF Sudeste MG foi um marco na luta contra o racismo estrutural e um avanço para a nossa Instituição.  Agora, queremos ampliar ainda mais as discussões e as ações, dar mais visibilidade ao que já fazemos de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização e abrir o diálogo para a comunidade interna e externa. É também possível pensar, propor e desenvolver ações na esfera administrativa e de gestão, que possam contribuir para a construção de uma instituição cada vez mais equânime.”, afirmou a equipe do NEABI – Barbacena.

A primeira reunião do NEABI do IF Sudeste MG- Campus Barbacena, ocorreu no dia 03/03/2021 quando foram apresentados os membros e constituído o formato do grupo com seu presidente, vice-presidente, secretário e membros. 

Para participar o interessado poderá enviar um e-mail para: neabi.barbacena@ifsudestemg.edu.br ou entrar em contato com algum dos membros do NEABI- Campus Barbacena. Alunos e professores participantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão com a temática étnico racial também estão convidados a participar do NEABI - Campus Barbacena. O calendário de reuniões será divulgado no site do IF Sudeste MG e nas redes sociais, em breve.

 

Presidente: Kaíque Osório Alves Neto

  kaique.silva@ifsudestemg.edu.br

Vice-presidente: Adriano José Boratto

  adriano.boratto@ifsudestemg.edu.br

Secretário: Sandro Alex Batista

  sandro.batista@ifsudestemg.edu.br

Membros:

 

Cíntia Cíntia Caroline de Oliveira

cintia.oliveira@ifsudestemg.edu.br

Welesson Flávio da Silva

welesson.silva@ifsudestemg.edu.br

Júnia Maria Geraldo Gomes

junia.maria@ifsudestemg.edu.br

Erika Morais Cerqueira

erika.cerqueira@ifsudestemg.edu.br

Teresa Drummond Correia

teresa.correia@ifsudestemg.edu.br

Sirleia Maria Arantes

sirleia.arantes@ifsudestemg.edu.br

Aurora Maria Baptista da Silva

aurora.silva@ifsudestemg.edu.br

Jaciara de Cássia Souza Christiano

jaciara.christiano@ifsudestemg.edu.br

Margarete Moreira Coutinho e Silva

margarete.coutinho@ifsudestemg.edu.br

Leila Maria Pereira

leila.maria@ifsudestemg.edu.br

 

 

 

registrado em: