Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Nas trilhas da GenéTiCA: o Heredograma e o aprendizado prático nas Ciências Biológicas no IF Barbacena
conteúdo

Geral

Nas trilhas da GenéTiCA: o Heredograma e o aprendizado prático nas Ciências Biológicas no IF Barbacena

O quarto período da graduação da Licenciatura em Ciências Biológicas no IF Barbacena buscou o elo entre as gerações parentais utilizando caracteres herdáveis nas famílias.

O quarto período da graduação da Licenciatura em Ciências Biológicas no IF Barbacena buscou o elo entre as gerações parentais utilizando caracteres herdáveis nas famílias. A forma, teórico e prática, foi a genética, tendo obtenção de dados, análise, representação em heredograma e breve revisão de literatura.

O trabalho sobre heredograma foi sugerido à turma pelo professor José Emílio Zanzirolani de Oliveira como parte da disciplina de Genética Básica. A metodologia utilizada foi a aula sobre heredograma e caracteres humanos mono e poligênicos. Em seguida, os estudantes escolheram uma característica (fenótipo) que se encontrava nos seus familiares e presente em cada graduando. Os dados obtidos seriam encontrados em, pelo menos, três gerações sucessivas (graduando-pais-avós). Ainda, alguns da família possuem e outros não possuem a característica - pois se estuda a genética pela variabilidade (diversidade).

Em continuidade, fez-se uma revisão na literatura sobre a herança (se recessiva, dominante, codominante ….) e assim pode-se propor o genótipo dos familiares representados no heredograma.

A representação foi em papel A3 e o local da apresentação dos heredogramas foi no corredor – nas trilhas da genética – e cada trabalho teve um título criativo. Os que prestigiaram as apresentações foram graduandos que estavam passando pelo corredor (trilha) e os técnicos administrativos do IF.

Então, a genética esteve representada em cada família (dados), avaliada (bibliografia) e difundida nas trilhas. A sequência de apresentação foi da cabeça aos pés; como exemplo, na cabeça haviam os tipos de cabelos, as covinhas … a mão dominante e as pintas … os dedos dos pés (para gregos verem) – grandes aprendizados.

De acordo com a doutora Valéria Bergamini, uma das avaliadoras dos trabalhos, “esta excelente prática pedagógica permitiu aos futuros professores compreender a genética a partir do estudo envolvendo os seus familiares, Tal experiência foi compartilhada com emoção pelos discentes, que apresentaram os resultados, enfatizando a importância de conhecer melhor sua genealogia”.

Parabenizo os estudantes que aceitaram transcender a sala e compartilhar o saber pelo corredor - nas trilhas da genética”, completa o Prof. José Emílio.

Fonte: José Emílio Zanzirolani de Oliveira, Valéria Bergamini. Foto: Camilly Rodrigues Silva, Jonathan Campos Marcelino.

registrado em: