Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Pesquisa desenvolvida na Pós-graduação em Áreas Protegidas e GAP do Campus Barbacena é publicada em revista avaliada pela CAPES como Qualis A1

Pesquisa desenvolvida na Pós-graduação em Áreas Protegidas e no Grupo de Pesquisas em Áreas Protegidas – GAP do IF Barbacena - é publicada em revista de relevante impacto avaliada pela CAPES como Qualis A1.

As áreas protegidas estão no foco mundial. O Brasil, como detentor da significativa biodiversidade encontra-se nas mídias e nas discussões sobre o assunto. E como está o ensino no Brasil sobre o tema “Áreas Protegidas” nas Instituições de Ensino credenciadas pela CAPES?

Este foi o tema da pesquisa de Cosme Simião Nascimento Salgado da Pós-graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas do Instituto Federal Sudeste MG, Barbacena. O resultado desta pesquisa foi publicado na Revista GEOgraphia (Qualis A1). O título do artigo é “O ensino na graduação de Áreas Protegidas no Brasil: entre as Ciências Naturais e Sociais”.

Para saber mais sobre essa pesquisa é só ler o artigo publicado em 2023 no volume 25, número 54, páginas e51253 que pode ser acessado pelo link: <https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/51253/34382>) O artigo conta com a coautoria dos professores do IF Barbacena, José Emílio Zanzirolani de Oliveira e Geraldo Majela Moraes Salvio, coorientador e orientador do Cosme e atuais vice-líder e líder do Grupo de Pesquisa em Áreas Protegidas – GAP (CNPq).

Sabendo quem e onde se ensina sobre as Áreas Protegidas podemos perceber as potencialidades e os possíveis espaços de formação sobre este importante tema, afirmam os autores.

Parabéns aos nossos pesquisadores, que se baseiam nas necessidades do Brasil e auxiliam na previsão do futuro, sendo este o norte das ações da Pós-graduação em Áreas Protegidas e do GAP no IF Barbacena.

Fonte: José Emílio Zanzirolani de Oliveira