Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Pesquisa desenvolvida no LIFE (IF Barbacena) é publicada na Revista Fitos da Fiocruz
conteúdo

Geral

Pesquisa desenvolvida no LIFE (IF Barbacena) é publicada na Revista Fitos da Fiocruz

O artigo foi publicado em 2023 na Revista Fitos, por professor e egressos do Campus Barbacena.

Foi publicado o artigo "Avaliação da toxicidade, citotoxicidade e genotoxicidade do infuso dos rizomas de Curcuma longa L. (Zingiberaceae)" com autoria de Leonardo Mendes da Silva, Franciele Filardi Cimino, Ana Letícia Borgo, Vanessa de Souza Vieira Dutra e José Emílio Zanzirolani de Oliveira, atuantes no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do IF Barbacena. Os dois primeiros autores, Leonardo e Franciele já encontram-se, respectivamente, como mestrando na Universidade Federal de Lavras e como doutoranda na Universidade Federal de Viçosa e as demais seguem a mesma rota, futuros educadores com o legado de formação e formadores.

O trabalho foi gestado com a planta medicinal açafrão (Curcuma longa) cujo consumo in natura e processado tem aumentado, devido a ações terapêuticas comprovadas nos casos de alterações nas articulações e no colesterol. O que se buscou foi verificar a questão tóxica, utilizando-se o sistema teste Allium cepa e avaliando a resposta ao crescimento (toxicidade, citotoxicidade) e anomalias mitóticas (genotoxicidade).

O artigo foi publicado em 2023 na Revista Fitos, no volume, 17, número 1p.9-17, com o link do DOI: https://doi.org/10.32712/2446-4775.2022.1447

O link do artigo é https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1447

"Parabéns aos nossos pesquisadores, que se baseiam no cotidiano, alçam voos focados e distantes, tendo como base o LIFE no IF Barbacena."

Fonte: José Emílio Zanzirolani de Oliveira

registrado em: