Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Plantas medicinais em Barbacena: identificação e coleção no Herbário do IF Sudeste MG

A pesquisa foi realizada pelos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Barbacena.

As plantas de ocorrência em Barbacena vêm sendo coletadas, identificadas e mantidas herborizadas em coleção de exsicatas no IF Sudeste MG – Campus Barbacena. O trabalho é minucioso e envolve, sobretudo os projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso, sendo uma parte principal a formação de estudantes na área de taxonomia vegetal. Uma pergunta feita foi: há nessa coleção as plantas com propriedades medicinais?

A pesquisa foi realizada pelos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Barbacena, Jairo Felipe Silva e Krisnan Ketrin Pereira, sob orientação dos professores do curso, Glauco Santos França e José Emílio Zanzirolani de Oliveira. O trabalho foi revisar as exsicatas coletadas no ecótono Mata Atlântica e Cerrado, e, pelo nome científico, verificar na literatura os relatos de uso e ação medicinal. Foi verificado que cerca de 40% das herborizadas são plantas medicinais.

A resposta gerou um capítulo de livro “Botânica, Ecologia e Sustentabilidade: uma perspectiva multidisciplinar”, intitulado “Plantas Medicinais em Barbacena-MG: coleção herborizada do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena”.

O convite a ler o capítulo (download) é realizado pelos autores no intuito de que percebam o desdobramento das faces vegetais ocorrentes aqui, uma dessas a de uso medicinal, sendo pelo link: https://www.editoracientifica.com.br/artigos/plantas-medicinais-em-barbacena-mg-colecao-herborizada-do-instituto-federal-sudeste-de-minas-gerais-campus-barbacena .

Por: José Emílio Zanzirolani de Oliveira.