Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Pós-graduandos do Campus Barbacena têm aula de campo em áreas protegidas: em busca da educação ambiental em Tiradentes-MG e região
conteúdo

Geral

Pós-graduandos do Campus Barbacena têm aula de campo em áreas protegidas: em busca da educação ambiental em Tiradentes-MG e região

Estudantes da pós-graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas do Campus Barbacena - turma 2024 participaram de uma aula em campo que objetivou conectar teoria e prática em Educação Ambiental.

Estudantes da pós-graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas do Campus Barbacena - turma 2024 - no dia 08/02/2025 (sábado, de 8h-18h), participaram de uma aula em campo que objetivou conectar teoria e prática em Educação Ambiental. O curso tem o intuito de formar futuros especialistas com foco em atuações diversas nas Áreas Naturais Protegidas.

O trabalho realizado em campo foi sugerido pelo professor Wanderley Jorge da Silveira Júnior, como parte da disciplina de Metodologias em Educação Ambiental. A visita seguiu a um formato teórico-prático que serviu à obtenção de dados, análise, breve revisão de literatura destinada a escrita de um projeto sobre este tipo de educação importante e necessária.

A metodologia utilizada foi a aula sobre as vertentes deste tema e a importância da percepção ambiental. Em seguida, os estudantes foram conduzidos à região da Área de Proteção Ambiental da Serra de São José, ao Refúgio da Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José e na Casa da Águas do Instituto Estadual de Florestas (Tiradentes-Santa Cruz de Minas-MG) e escolheram a forma de abordagem que permitisse a obtenção de dados.

Os dados foram obtidos de forma aleatória, contemplando observações e anotações em campo, contendo a junção das visões multiprofissionais que compõem as turmas da pós. Por fim, a revisão na literatura sobre o tema permitirá propor o que poderá ser realizado a curto e médio prazos, com ações e atores envolvidos.

Como foi notado pelos estudantes há falta de estrutura e informação naquela área foram os principais destaques. A partir da experiência da imersão em campo, os estudantes identificaram desafios e oportunidades para a promoção da educação ambiental na região.

Foi pontuado pelo estudante da pós e geógrafo Otávio, que “a experiência prática nos permitiu perceber como a teoria se materializa e também nos confrontou com realidades complexas, como o impacto humano em áreas naturais”.

Na observação da estudante e médica veterinária, Thayanne, “fiquei impressionada com os desafios que enfrentamos, especialmente em relação à interferência humana em ecossistemas frágeis. A aula prática foi uma oportunidade incrível para vivenciar a aplicação dos conceitos teóricos que estudamos”.

Talita, advogada e também estudante do curso, afirmou que “a experiência em campo foi compensatória, pois foi possível constatar que as pessoas necessitam ter mais consciência e ação no cuidado com as áreas naturais protegidas e o meio ambiente como um todo”.

Essa aula reforçou a importância de unir conhecimento científico com ações conscientes para preservar o meio ambiente. Experiências como estas fazem parte da formação de especialistas em áreas naturais protegidas. Em tempo, mais uma turma da pós está sendo formada e o edital de inscrição encontra-se aberto e pode ser acessado pelo link: https://www.ifsudestemg.edu.br/noticias/barbacena/divulgado-o-edital-para-as-vagas-ociosas-para-o-curso-de-pos-graduacao-em-planejamento-e-gestao-de-areas-naturais-protegidas-do-processo-seletivo-2025-1

Fonte: José Emílio Zanzirolani de Oliveira, Otávio Henrique Fonseca Prenazzi, Talita Maria Barros Viana Ferreira, Thayanne de Carvalho Machado. Fotos: Paula Trindade Coimbra Rodrigues, Thayanne de Carvalho Machado.

registrado em: