Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professor do Campus Barbacena concede entrevista à Rádio UFMG

Professor do Campus Barbacena concede entrevista à Rádio UFMG

Professor falou sobre sua pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG.

Como usar as provas escolares para traçar um diagnóstico do processo de aprendizagem do aluno? Foi motivado por essa questão que o professor da rede pública Aquiles Pires realizou sua pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG. Aquiles propôs uma metodologia com potencial para ser aplicada em várias etapas da educação, como os níveis fundamental e médio. Saiba mais detalhes no 2º episódio do Aqui Tem Ciência.

Ouça a entrevista

RAIO-X DA PESQUISA

Título original: “Transpondo procedimentos psicométricos para a área da educação com vistas à construção de exames escolares enquanto diagnóstico”

O que é: a tese busca incentivar professores e escolas a elaborarem e utilizarem exames escolares na condição de diagnósticos do conhecimento do aluno e do seu processo de aprendizagem. A pesquisa propõe que elementos da psicometria sejam aplicados no campo da educação e apresenta uma metodologia que engloba, em um mesmo exame, a aferição de domínios escolares e de variáveis para previsão do desempenho acadêmico.

Nome do pesquisador: Aquiles Augusto Maciel Pires

Orientador: Prof. Dr. Cristiano Mauro Assis Gomes

Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG

Ano da defesa: 2019