Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professor do Campus Barbacena escreve texto sobre a visita de egresso

Professor do Campus Barbacena escreve texto sobre a visita de egresso

Núcleo de Agricultura recebe visita do engenheiro agrônomo da EMATER-MG, ex- aluno da antiga escola agrícola “ Diaulas Abreu”.

O professor do Campus Barbacena, professor José Alcir Barros de Oliveira escreveu um texto sobre a visita do engenheiro agrônomo Delci Mendes da Rocha, egresso da instituição. Confira o texto na íntegra:

antiga escola agrícola “ Diaulas Abreu”

A disciplina de Extensão Rural do curso de Agronomia do Instituto Federal Campus Barbacena ministrada pelo professor José Alcir Barros de Oliveira teve o privilégio de receber nesta segunda-feira, dia 9 de maio de 2022, o ilustre aluno dos tempos da antiga Escola Agrícola “Diaulas Abreu”, o engenheiro agrônomo Delci Mendes da Rocha. Delci ingressou nesta escola, hoje Instituto Federal Campus Barbacena, no ano de 1960, no curso de mestria agrícola e continuou os seus estudos se formando em Técnico Agrícola no ano de 1966. Cursou Agronomia na UFRRJ (km 47) de 1967 a 1970.

Trabalhou inicialmente na pesquisa agrícola nas cidades mineiras de Sete Lagoas e Pirapora e posteriormente, em 1971, foi para o serviço de extensão rural pública, na ACAR (associação de crédito e assistência rural) designado para o município de Raul Soares, região de Ponte Nova, onde permaneceu por dois anos. Vivenciou a transformação da ACAR para a atual empresa EMATER-MG atuando na Zona da Mata de Minas Gerais até chegar, em 1973, ao posto de coordenador técnico de Horticultura da Regional de Viçosa-MG onde veio a se aposentar em 2004.

Sua história de vida e vivência profissional no campo foi contada em detalhes aos alunos da turma de formandos da agronomia que ficaram curiosos com os fatos da vida do extensionista rural e alertas a muitas recomendações práticas para uma boa atuação no mundo do trabalho rural. “Não é sempre que encontramos um extensionista rural dos tempos da ACAR que foi extinta a quase 50 anos atrás para vir até aqui nos presentear, com tanto entusiasmo e carinho, sua história de vida profissional...” acrescenta o professor José Alcir.

Agradecemos a presença e o apoio do colega extensionista rural da Emater e parabenizamos pela bela carreira e compromisso social para com os agricultores de todas as comunidades rurais por onde passou nestas terras de Minas Gerais. Que Deus lhe abençoe!

Fotos: José Alcir