Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professor do Campus Barbacena escreve texto sobre visita técnica

Professor do Campus Barbacena escreve texto sobre visita técnica

Professor e estudantes do Curso de Agronomia visitam a Associação OMOPRUC - Organização dos Amigos, Moradores e Produtores Rurais da Comunidade dos Costas.

O professor do Campus Barbacena, professor José Alcir Barros de Oliveira escreveu um texto sobre a visita dos estudantes do Curso de Agronomia à Associação OMOPRUC - Organização dos Amigos, Moradores e Produtores Rurais da Comunidade dos Costas. Confira o texto na íntegra:

"A Associação OMOPRUC - Organização dos Amigos, Moradores e Produtores Rurais da Comunidade dos Costas recebe visita de professor e alunos da disciplina de Extensão Rural do IF Campus Barbacena

No dia 16 de maio de 2022, aconteceu mais uma aula prática de campo da disciplina de extensão rural com os discentes do 9º período do curso de Agronomia do IF Campus Barbacena. Desta vez, a sala de aula foi a comunidade rural dos Costas da Mantiqueira. O grupo foi recebido pelo agricultor familiar, José Elismar de Assis (todinho), líder e membro integrante da associação comunitária local, a OMOPRUC.

A história das famílias da comunidade rural, a formação da associação, os projetos de políticas públicas trabalhados, seus entraves, fragilidades, progressos e sonhos futuros foram conhecidos e discutidos à luz do desenvolvimento rural sustentável que norteou todo processo de diálogo no grupo.

Hoje, a comunidade rural, com apoio da OMOPRUC, realiza muitas ações para o bem estar das famílias no desenvolvimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE e com o projeto da Agroindústria comunitária que conta com processamento de produtos derivados do leite, de vegetais como polpas de frutas e ensacamento de feijão, sendo todos provenientes da comunidade.

Com esses projetos, a comercialização rural fica garantida para estas famílias, ao mesmo tempo que o excedente da produção que, às vezes era perdido, agora pode ser processado, embalado e com registro sanitário. Com isto, o produto fica com valor agregado, gerando mais renda, segurança e sustentabilidade do projeto, realça o professor da disciplina, José Alcir Barros de Oliveira.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a toda equipe de membros da OMOPRUC, na pessoa do Sr. José Alismar de Assis por serem nossos parceiros nos projetos educacionais de extensão rural tão importantes para a formação de nossos discentes, futuros profissionais do campo brasileiro."

Fotos: José Alcir