Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professor do Campus Barbacena publica capítulo em livro sobre o meio ambiente e o desenvolvimento
conteúdo

Geral

Professor do Campus Barbacena publica capítulo em livro sobre o meio ambiente e o desenvolvimento

O livro relacionando o meio ambiente e o desenvolvimento tem capítulo de co-autoria de professor do IF Barbacena.
O desenvolvimento das atividades humanas deve ser o mais sustentável possível. O transporte intencional ou acidental de organismos pode levá-los a ambientes novos e estes tornarem-se pragas. As espécies invasoras de ambientes (espécies exóticas) podem promover desequilíbrios ambientais ao alterar estes espaços e por não terem inimigos naturais (que provavelmente existiam no ambiente de origem).

A pesquisa sobre o gambá (nativo no Brasil) como predador do caracol-africano (espécie introduzida) foi relatada no capítulo 10 do livro "O meio ambiente e sua relação com o desenvolvimento", tendo como co-autor o professor José Emílio Zanzirolani de Oliveira (IF Barbacena), sendo a primeira autora Lindalva Pereira Rabelo e também Márcio José Costa Vieira.

O livro contendo o referido capítulo intitulado "GAMBÁ-DE-ORELHA-PRETA (Didelphis aurita) COMO PREDADOR DO CARACOL-AFRICANO (Achatina fulica) EM AMBIENTE SINANTRÓPICO (LEOPOLDINA, MG)" pode ser acessado de modo impresso (Biblioteca do IF Barbacena) e de modo eletrônico (em pdf link: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/o-meio-ambiente-e-sua-relacao-com-o-desenvolvimento ).

O referido capítulo tem tabelas e imagens (ciclo de vida, fotos diurnas e noturnas) obtidas durante dois anos. Os autores desejam boa leitura.

registrado em: