Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professor do Núcleo de Informática do Campus Barbacena vence competição internacional de Inteligência Artificial

O professor Rafael José de Alencar Almeida, do Núcleo de Informática do Campus Barbacena, ficou classificado em 1º lugar na competição internacional Data H | M1 Challenge.

O professor Rafael José de Alencar Almeida, do Núcleo de Informática do Campus Barbacena, ficou classificado em 1º lugar na competição internacional Data H | M1 Challenge. A competição foi realizada na plataforma de aprendizado de máquina e ciência de dados Kaggle, sendo organizada e patrocinada pela venture builder canadense Data H e seu braço educacional I2A2 - Institut d'Intelligence Artificielle Appliquée.

O objetivo da competição foi o desenvolvimento do melhor modelo de inteligência artificial para prever a quantidade de vendas semanais do próximo mês para diferentes produtos em diversas lojas reais. Este tipo de análise preditiva é extremamente relevante para o planejamento dinâmico de estoques de acordo com a demanda esperada dos produtos em cada loja.

O modelo de machine learning desenvolvido pelo professor Rafael analisa as séries temporais de vendas identificando padrões de sazonalidade e sua relação contextual com diferentes produtos, configurações e lojas. Ele também modela o impacto da pandemia de COVID-19 nos padrões de consumo – já que ela trouxe um desafio a mais por ser um evento inédito no passado recente, aumentando a incerteza das previsões e demandando uma robustez elevada do modelo.