Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professor e egresso do Campus Barbacena publicam estudo sobre mídias na educação

O estudo é resultado de uma parceria interinstitucional entre IF Sudeste MG - Campus Barbacena, UFSJ e UFJF.

O professor do IF Sudeste MG – Campus Barbacena, Luiz Carlos Gomes Júnior, e o egresso do curso de Licenciatura em Educação Física, Lucas Raposo Gomes, são co-autores do artigo “Como fazer um podcast na teoria e prática? Questões a se pensar sobre planejamento, produção e distribuição”, publicado recentemente.

O texto faz parte do livro digital “A natureza transdisciplinar da comunicação: estudos de caso sobre a relação mídia, sociedade e cultura”. O capítulo é resultado de uma parceria interinstitucional, visto que também é assinado pela professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Luciene Tófoli, e pelo doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Arthur Raposo Gomes.

“Durante a pandemia de Covid-19, quando fomos obrigados a sermos incorporados ao ensino remoto, quem leciona teve que se adaptar ao cenário entre telas e com a sala de aula muito intermediada pelas mídias. Fazer um podcast é uma alternativa e muitas vezes, acontece uma falta de referências nesse assunto”, comenta Lucas, sobre o propósito do estudo. Atualmente, ele cursa pós-graduação em Mídias na Educação na UFJF.

Já Luiz Carlos destaca que as mídias contribuem com o trabalho educacional. “É demonstrado que elas podem e são um meio muito positivo e de grande valor, que os recursos tecnológicos auxiliam as atividades docentes e o processo ensino-aprendizagem para estudantes”, comenta.

Sobre o livro digital

O e-book “A natureza transdisciplinar da comunicação: estudos de caso sobre a relação mídia, sociedade e cultura” reúne textos de trabalhos acadêmicos que foram submetidos e apresentados durante a programação unificada do II Simpósio Nacional de Comunicação Política, Eleições e Campanha Permanente e do II Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes.

As atividades ocorreram em novembro de 2022, nas dependências da UFSJ, em São João del-Rei. Os Grupos de Trabalhos (GTs) contaram com a participação de estudantes e docentes de diferentes instituições de ensino do país.

Mais informações podem ser obtidas pelos perfis no Instagram: @comunicavertentes e @simposio.comunicapolitica