Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professora do Campus Barbacena oferece cursos de extensão para a comunidade

Professora do Campus Barbacena oferece cursos de extensão para a comunidade

#Pratodosverem: arte em azul com o escrito disponível para público externo; cursos extensão; Brasil república; África e Brasil; Inscrições até o dia 12 de agosto; certificado 40 horas. Há também a logo do campus Barbacena.

Sirleia Arantes, professora de História do Campus Barbacena, está oferecendo dois cursos de extensão para a comunidade: "Historiar: as habilidades e competências da história do Brasil Republicano" e “'Malungu, ngoma vem!': história da África e dos africanos no Brasil". A professora conta que a ideia de oferecer os cursos surgiu pelo momento de isolamento que vivemos, causado pela pandemia.

Os cursos serão destinados à comunidade estudantil em geral; estudantes dos diversos níveis de ensino, especialmente o Ensino Médio, que vão disputar vaga na Universidade através do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM; ou pessoas interessadas em aprofundar estudos e conhecimentos acerca das diversas etapas do período republicano no Brasil. Também servirão como preparação para o retorno das aulas de forma remota em setembro. As aulas serão desenvolvidas de forma online e também contarão com atividades como leituras de textos e análises de filmes e músicas.

Conheça os cursos

Historiar: as habilidades e competências da história do Brasil Republicano

O curso irá abordar a história do Brasil desde 1889 até os dias de hoje. Segundo Sirleia, o projeto visa colaborar com a construção do conhecimento, estímulo à pesquisa, acesso a documentos e preservação da História do Brasil, ampliando a inserção do IF Sudeste MG – Campus Barbacena na comunidade local e garantido a democratização da educação. Alinhado a esse viés a modalidade do curso será online para atender as necessidades dos educandos nesse cenário de quarentena imposto pela pandemia causada pela Covid-19. Serão 50 vagas, distribuídas em 30 para comunidade interna do IF Sudeste e 20 para comunidade externa.

“Malungu, ngoma vem!": história da África e dos africanos no Brasil

Curso destinado a pessoas que querem aprofundar seus conhecimentos sobre a história da África, quais são os legados que a população escrava liberta deixou para seus descendentes e os impactos atuais. Assim como o primeiro, o curso visa colaborar com a construção do conhecimento, estímulo à pesquisa, acesso a documentos e colocar em prática a “Lei no 10.639/2003 e do parecer CNE/CP n.º 3, de 10 de março de 2004  que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. A modalidade do curso também será online, contendo 20 vagas para a comunidade interna e 20 para comunidade externa. A professora Erika Morais Cerqueira é co-coordenadora do curso.

Os cursos terão carga horária de 40 horas e os participantes receberão certificados.

O período de inscrições será entre os dias 10/08 e 12/08. Para os que tiverem interesse, basta acessar o link para se inscrever: https://sig.ifsudestemg.edu.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

O interessado que ainda não tiver cadastro no sigaa é só clicar em "Ainda não possuo cadastro!".

Para quem já tem cadastro basta entrar com e-mail e senha.

Ao entrarem basta clicar em "Cursos e Eventos Abertos" e se inscrever no evento/curso de interesse.