Geral
Professora do Campus Barbacena ministra palestra sobre prevenção da Síndrome de Burnout em profissionais da saúde
No dia 30 de outubro de 2025, a professora Elaine Amaral de Paula, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena, participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do Hospital Ibiapaba, em Barbacena. A docente ministrou a palestra intitulada “Técnicas de Meditação para Prevenção e Cuidado do Burnout em Profissionais da Área da Saúde”, que contou com a presença de mais de 100 colaboradores da instituição.
Durante o encontro, Elaine Amaral apresentou práticas baseadas em evidências científicas voltadas à regulação emocional, redução do estresse e fortalecimento do bem-estar mental, destacando o papel da meditação como ferramenta de autocuidado e prevenção do esgotamento emocional. A proposta foi oferecer aos profissionais da saúde um espaço de acolhimento e reflexão sobre a importância de equilibrar corpo, mente e emoções diante das exigências cotidianas do trabalho assistencial.
Segundo dados recentes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mais de 60% dos profissionais de enfermagem no Brasil apresentam sintomas compatíveis com síndrome de burnout, como exaustão física e mental, despersonalização e redução da realização profissional. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a condição como um distúrbio ocupacional relacionado ao estresse crônico no ambiente de trabalho, especialmente prevalente entre trabalhadores da área da saúde.
A professora destacou que o reconhecimento precoce dos sinais de esgotamento, aliado a estratégias de prevenção e cuidado integrativo, é fundamental para a promoção da saúde do trabalhador. “É preciso cuidar de quem cuida. As técnicas compartilhadas são simples e eficazes para o gerenciamento de energia, prevenção do esgotamento emocional dos profissionais e, consequentemente, melhora da qualidade do cuidado aos pacientes”, enfatizou Elaine.
A iniciativa evidencia a importância da integração entre as instituições de ensino e os campos de prática profissional, fortalecendo o vínculo entre formação acadêmica e realidade assistencial. Essa aproximação contribui para o desenvolvimento de profissionais mais conscientes e preparados para lidar com os desafios da saúde contemporânea.
Referências
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (Cofen); FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (Fiocruz). Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. Brasília: Cofen, 2023. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/perfilenfermagem/. Acesso em: 5 nov. 2025.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID-11. Genebra: OMS, 2022. Disponível em: https://icd.who.int/. Acesso em: 5 nov. 2025.
Texto e foto: Bruna do Nascimento Magalhães




