Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professores divulgam texto sobre o Dia da Terra

Professores divulgam texto sobre o Dia da Terra

Professores do Campus Barbacena escrevem texto em comemoração ao Dia da Terra, 22 de abril.

"Dia da Terra: conscientizar

Hoje, dia 22 de abril, o mundo “celebra” o dia da Terra, uma data que teve surgimento relacionado às profundas, e iniciais, discussões do contexto dos movimentos de contracultura e ambientalistas das décadas de 1960 e 1970. Este dia foi proposto pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, em 1970.

A Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos e já passou por muitas transformações (na verdade, elas nunca param). A vida aqui surgiu por volta de 3,5 bilhões de anos atrás e, o mais intrigante, e interessante, é que a zona de habitabilidade na qual a Terra está no Sistema Solar, que favorece a existência de água líquida, e até a própria gravidade exercida pela Lua, que mantém o eixo terrestre estável, foram fundamentais na evolução da vida complexa por aqui. Por sua origem solar, a Terra permanece com o seu centro incandescente e girando em velocidade inconstante (sendo mais rápida que o giro da Terra) que permitiu formar o Campo Magnético (e os polos) que é o nosso escudo contra a radiação cósmica e que permite manter a vida aqui, hoje.

Será que em outros planetas, mesmo em nossa galáxia, poderemos encontrar condições similares? Difícil saber, mas temos certeza que a Evolução Biológica tida aqui é uma preciosidade, por sua diversidade e amplo espectro de adaptações. Será que poderemos viver em Marte? Este momento é o que buscam. A Terra é um planeta como tantos outros. Mas.... como diz a música de Caetano Veloso “Terra, Terra. Por mais distante o errante navegante. Quem jamais te esqueceria”. A Terra, o planeta, a Terra, a fauna, a Terra a flora, a Terra o solo, Terra a vida.

A vida que existe aqui neste “Planeta Azul” floresceu na água, em forma de micróbios e depois a vida se diversificou e ocupou outros ambientes, como exemplo o solo. Hoje, este lindo planetinha azul abriga milhões de espécies, desde microrganismos basais, como arqueobactérias e bactérias, até mamíferos extremamente sencientes e inteligentes, com elevada complexidade bioquímica, molecular, cerebral e comportamental, incluindo nós, humanos. Importante lembrar do solo, pois o maior ser vivo do planeta Terra vive no solo. Ainda, em um grama de solo tem mais diversidade de vida do que sobre a superfície do planeta todo.

Esses seres vivos alteraram o ambiente e foram alterados pelo ambiente. O ser humano, uma espécie exploradora de ambientes, alterou o ambiente de modo contundente a partir da Revolução Industrial do século XIX e tem-se notado intensa degradação da natureza e dos recursos naturais vitais, como ar, água e solo. Atualmente, segundo muitos cientistas, estamos em plena 6ª Grande Extinção em massa de espécies da história da vida na Terra e, pela primeira vez, de modo artificial, provocada por um ser vivo, no caso, o homem.

No bioma Amazônia, o efeito do desmatamento sobre a diversidade e a estrutura das comunidades microbianas do solo e associadas às plantas mostrou a homogeneização da microbiota em áreas de floresta convertidas no uso como pastagem, indicando que a remoção da floresta diminui a diversidade de micróbios do solo deste bioma. Exemplo de homogeneização também na agricultura. Além disso tem-se o aumento da poluição de bacias hidrográficas, do solo e do ar.

Estas mudanças se deve ao aumento populacional e a demanda por mais recursos. As cidades crescem, e com elas há aumento da demanda por alimento, moradia e acesso à água potável. A própria população humana mais que triplicou desde a segunda metade do século passado. O que fazer?

No dia da Terra, temos que discutir e decidir o refazer, o assumir e o repensar sobre causas ambientais, leis, política, pesquisas, Educação Ambiental nas escolas e para além destas.

Mudar comportamentos e culturas ambientais é fundamental e há caminhos a seguir que permitam encontrar a desejada sustentabilidade. Precisamos nos aproximar e observar melhor a vida no planeta Terra e compreender toda a beleza da interação de tudo que é vivo neste planeta, inclusive o solo. É importante entender Gaia (o feminino) e reconectar com o todo.

E afinal, o que temos a comemorar no Dia da Terra tem o gosto amargo do fel. Se pudermos superar mais este momento e sairmos melhor, então, nas próximas décadas, nas próximas gerações, que o Dia da Terra seja motivo de comemoração, e não de preocupação."

Por: José Emílio Zanzirolani de Oliveira, Deise Machado Ferreira de Oliveira, Delton Mendes Francelino, Geraldo Majela Moraes Majela.

Sugestões de materiais e de reflexão:

a) Vídeo - O que é a Teoria de Gaia: https://www.youtube.com/watch?v=yjAUSeAAy_w

b) Trailer de documentário (filme) - Uma verdade inconveniente: https://www.youtube.com/watch?v=lQf62xlrb4U

c) Palestra - Reconectando sociedade e natureza: https://www.youtube.com/watch?v=i3Nk7H21ph4

d) Livro - Microbiologia do Solo (USP): https://www.esalq.usp.br/biblioteca/sites/default/files/Microbiologia_solo.pdf

e) Música - Terra (Caetano Veloso): https://www.youtube.com/watch?v=wAmtLN4PlLU