Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professores do Campus Barbacena escrevem texto em comemoração ao Dia do Tiradentes
conteúdo

Geral

Professores do Campus Barbacena escrevem texto em comemoração ao Dia do Tiradentes

Professores do Campus Barbacena escrevem texto em comemoração ao Dia do Tiradentes, 21 de abril.

"Dia 21 de Abril é feriado de Tiradentes

Quem foi Tiradentes? O que foi a Inconfidência (ou Conjuração) Mineira?

Tiradentes, batizado como Joaquim José da Silva Xavier, foi o militar (alferes, equivalente ao atual segundo-tenente) que serviu aos interesses dos governantes do Brasil no século XVIII e que antes auxiliava seu tio a tirar dentes (dentista). Ele foi morto por enforcamento e depois esquartejado em 21 de abril de 1792. Mas por quê? Devido a revolta contra os interesses da coroa portuguesa (Dona Maria I, rainha de Portugal, em 1788) de intensificar o controle do comércio e dos impostos. Os alvos foram as pessoas da elite local, na qual Tiradentes integrava, que eram cobrados pelo governador da região das Minas Gerais, senhor Luís Antônio Furtado de Castro do Rio de Mendonça – conhecido como Visconde de Barbacena. Mais especificamente, essas pessoas eram senhores de escravos e gado, grandes comerciantes e mineradores que não satisfeitos com estas cobranças iniciaram movimento conspiratório que depois passou a ter apoio de grupos, principalmente, de advogados, dentistas, padres e funcionários públicos do rei.

Interessante é que no grupo de revoltosos, apesar de reunidos e organizados, não havia coesão em todas as suas ideias e propostas, como exemplo divergiam com relação à libertação ou não dos escravos (assim fica fácil entender que poderia ter traidores dos ideais). Estes pregavam o comércio e o livre extrativismo, que os tributos arrecadados fossem utilizados diretamente nas melhorias no Brasil (que naquela época era colônia de Portugal), nas mudanças na organização do poder e na administração interna da região das Minas (Ouro Preto, São João del Rei, Mariana).

Antes do início do movimento rebelde, que previa expulsar o governador para Portugal, o Visconde de Barbacena recebe a denúncia da conspiração e começa a perseguição que levam a prisão e degredo a diversos condenados. Tiradentes, envolvido no movimento,  é preso e julgado em 1791 e condenando à morte com mais 11 envolvidos, além de outros sete que foram mandados embora do Brasil.

Porém, a rainha fazendo segredo até 18 de abril de 1792 concedeu perdão aos condenados à morte, exceto Tiradentes. Três dias depois (dia 22 de abril), Tiradentes foi enforcado e esquartejado em praça pública no Rio de Janeiro e seu corpo espalhado por praças e pela estrada nos caminhos do Rio a Minas. Dizem até que na cidade de Barbacena uma das partes do corpo de Tiradentes foi exposta em praça pública … será? Pois bem, toda nação para nascer necessita de um herói e esta figura é Tiradentes, com os atributos: interesse pela liberdade, ter sido militar, ser morto a mando da coroa e ser brasileiro nato. Um dos heróis da Inconfidência Mineira, mas melhor denominada de Conjuração Mineira.

Como era um grupo de pessoas, será que tinham mulheres? Elas participaram da Inconfidência Mineira? Temos um pouco mais de história a contar. Agora de Hipólita Jacinta Teixeira de Melo que, segundo narrativas históricas, foi a única mulher que agiu ativamente, disponibilizando sua fazenda a reuniões dos inconfidentes, escrevendo e distribuindo cartas e mensagens. Ao saber da morte de Tiradentes, ela escreveu um bilhete aos inconfidentes relatando os fatos e afirmando, ao final, que tomassem a decisão de ir as ruas, pois “quem não tem competência para a coisa que não se meta nela”.

Esta é uma pequena história do nosso herói, nosso mártir Tiradentes que esteve junto aos que desejavam libertar Minas Gerais e que pela morte vibrou a bandeira da liberdade do Brasil, então: a liberdade ainda que tardia.

Relatos maiores encontram-se em:

a) História - Nerdologia: https://www.youtube.com/watch?v=wADmQiM8XZY 

b) A história por trás de Tiradentes - Eduardo Bueno: https://www.youtube.com/watch?v=dKXwQHCDV4Q 

c) Impressões rebeldes - UFF: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/?revoltas_categoria=1789-inconfidencia-mineira 

d) Mulheres na Inconfidência: https://www.youtube.com/watch?v=OK6IJ9D4xAo 

e) A história das Mulheres do Brasil, da Inconfidência ao Império (live gravada com Douglas Fasolato): https://www.youtube.com/watch?v=_5M7f6gAIaM "

Por: Deise Machado Ferreira de Oliveira, José Emílio Zanzirolani de Oliveira, Marciléa Balbina Prenazzi de Almeida.

 

registrado em: