Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professores do Campus Barbacena publicam texto em comemoração ao Dia da Educação
conteúdo

Geral

Professores do Campus Barbacena publicam texto em comemoração ao Dia da Educação

Professores do Campus Barbacena escrevem texto em comemoração ao Dia da Educação, 28 de abril.

"Dia da Educação - 28 de abril

O que comemorar neste Dia da Educação é a mudança. Lembrando de Paulo Freire que enfatiza: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” Então, o mundo está mudado pelas revoluções e pela pandemia e a educação segue ao processo de mudança. Neste momento encontra-se o relatório da ONU que descreve sobre o impacto da pandemia no direito à educação.

Segundo a Relatora Especial pelo Direito à Educação da ONU, Koumbou Boly Barry no mundo os países que investiram 'na proteção de direitos econômicos, sociais e culturais, os quais estabeleceram cooperação e confiança na sociedade civil' estão melhores equipados para proteger sua população em todos os sentidos neste momento de crise. Há também os países contrários aos investimentos e alheios à formação cidadã, onde os 'cortes no financiamento e a contenção de gastos públicos levaram a um desmantelamento das políticas públicas, fazendo com que as partes interessadas não atuassem de maneira forte e urgente em resposta à pandemia'.

Desta forma o relatório aponta as desigualdades na educação remota e na privatização dos sistemas educacionais em vários países e recomenda que medidas mitigadoras sejam adotadas visando reduzir o agravamento das desigualdades e discriminações, sobretudo nos atores que possuem papéis no setor no sistema educacional, tanto público quanto privado.

O relatório ressalta também a importância social da educação presencial e destaca que a implementação da Educação a Distância durante a pandemia deve ser vista apenas como 'solução temporária' sendo a educação presencial importante na dinâmica das sociedades.

Finalizando, os países, segundo o relatório, com maior sucesso em combater desigualdades e fracassos em educação necessariamente passaram pelo fortalecimento do ensino público, tornando-o resiliente e, desta forma, impactando a vida dos mais vulneráveis e marginalizados.

O Dia da Educação é o momento de ação, de levantar a bandeira da mudança e da transformação gerada pela qualidade do ensino-aprendizagem em qualquer idade.

Link do Relatório da ONU: https://campanha.org.br/noticias/2020/07/05/relatorio-da-onu-sobre-o-impacto-da-pandemia-no-direito-educacao-incorpora-recomendacoes-da-campanha/

Texto: Deise Machado Ferreira de Oliveira, José Emílio Zanzirolani de Oliveira, Geraldo Majela Moraes Salvio.

registrado em: