Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professores do Campus Barbacena publicam texto em comemoração ao Dia do Trabalhador
conteúdo

Geral

Professores do Campus Barbacena publicam texto em comemoração ao Dia do Trabalhador

Professores do Campus Barbacena escrevem texto em comemoração ao Dia do Trabalhador, 01 de maio.

"1o de maio: Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador?

Interessante notar que o primeiro dia do mês de maio é comemorado em todo o mundo o Dia do Trabalhador, também o Dia do Trabalho ou ainda o Dia Internacional dos Trabalhadores. Segundo Jones Manoel (UFPE), historiador, professor, educador e comunicador popular “ser trabalhador é uma relação objetiva, mas o ser humano não é apenas classe, ele é uma série de outras relações que o constituem e formam sua sociabilidade: é religioso, mãe, pai, homem ou mulher, sulista, pessoa que já sofreu violência etc”. O historiador discute que quando se organiza, formando a classe trabalhadora, o trabalhador tem os direitos trabalhistas. Estes direitos são conquistas. O trabalhador, como cidadão, tem os direitos sociais e o direito aos serviços públicos e das empresas estatais, argumentando que é necessário ao trabalhador se organizar tendo em vista esse horizonte.

Abrindo mais o leque tem-se o estudo recente da Universidade de Oxford que constatou que todos os países desenvolvidos do planeta terão taxas de desemprego de até 47% nos próximos 25 anos. Ainda, que os empregos de nível médio estarão em grande parte obsoletos. Importante constatação é a de que os computadores serão capazes de analisar e comparar dados e tomar decisões, como por exemplo as decisões financeiras ou médicas. E o trabalhador? E o trabalho? É o porvir, os novos tempos e as mudanças.

A mudança no mundo do trabalho vai modificar o futuro do trabalhador, enquanto classe e como cidadão. Uma das soluções que vem sendo discutida em alguns países é a distribuição de uma renda básica universalpelos governos.

Segundo especialistas uma das funções importantes no futuro é a da educação. Esta ajudará as pessoas a buscar novas rumos, estimulando a criatividade e a arte. Quem sabe um futuro do trabalho no qual os nossos trabalhos sirvam a alguma coisa além de produzir apenas ao consumo. Que seja um trabalho não alienado, que traga satisfação ao trabalhador e assim veremos um período de florescimento da humanidade. Nestes tempos vindouros, em vez de perseguir o dinheiro, as pessoas seriam capazes de buscar as suas verdadeiras paixões pelo trabalho.

Dicas sobre:

a) Vídeo - Tempero Drag- O futuro do trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=g8w1wACGX_U

b) Notícias - 47% dos empregos vão desaparecer nos próximos 25 anos, segundo a Universidade de Oxford: http://www.ihu.unisinos.br/565544-quarenta-e-sete-dos-empregos-vao-desaparecer-nos-proximos-25-anos-segundo-a-universidade-de-oxford

c) Filme " Tempos modernos", de Charles Chaplin: https://www.youtube.com/watch?v=3tL3E5fIZis "

Por: Deise Machado Ferreira de Oliveira, José Emílio Zanzirolani de Oliveira, Geraldo Majela Moraes Salvio.

registrado em: