Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professores e alunos aprovam artigos no XIV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental

Os professores e alunos do curso e Bacharelado em Gestão Ambiental do Campus Barbacena aprovaram dois artigos científicos no XIV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental.

Os trabalhos aprovados foram “AVALIAÇÃO DA GERAÇÃO E MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS GERADOS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DE REAPROVEITAMENTO E TRATAMENTO” oriundo de um projeto de iniciação científica patrocinado pela FAPEMIG denominado “CARACTERIZAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS GERADOS NO IF SUDESTE MG - CAMPUS BARBACENA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DE REAPROVEITAMENTO E TRATAMENTO” orientado pela professora ANA CAROLINA MORAES CAMPOS. Este projeto contou também com a atuação de duas discentes bolsistas no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, ANAYAN MARIA VIDAL RUPHAEL e DEBORA BRAGA DA COSTA.

E também foi aprovado o artigo denominado “PROMOVENDO A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: AÇÕES DE GESTÃO AMBIENTAL EM ÁREA NATURAL PROTEGIDA ATRAVÉS DE ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO” que é resultado do trabalho desenvolvido pelo eixo extensionista do projeto denominado “AÇÕES DE GESTÃO AMBIENTAL EM ÁREA NATURAL PROTEGIDA SITUADA NA ESTAÇÃO SERICÍCOLA DE BARBACENA” aprovado no âmbito do projeto SEROEPE também desenvolvido pela professora ANA CAROLINA MORAES CAMPOS e conjunto com os professores ANTONIA SAMYLLA OLIVEIRA ALMEIDA, EDUARDO SALES MACHADO BORGES E RICARDO TAYAROL MARQUES. Este projeto contou também com a atuação de uma discente bolsista no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, a ABIGAIL LIMA CARPINETTI NETA DA SILVA.

O XIV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental (CONGEA) começa no dia 7 de novembro e terá como tema central “ESG e ODS – Interfaces do uso sustentável de recursos naturais”. A agenda acontece até 10 de novembro no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal, com programação marcada por diversas palestras, painéis e mesas-redondas. Além disso, visitas técnicas e minicursos serão oferecidos gratuitamente aos congressistas inscritos.

"Ressalto a importância da divulgação científica para democratizar o acesso aos avanços da ciência, criando condições para que todas as pessoas consigam discutir temas que, de algum modo, podem impactar e transformar a sociedade. É muito gratificante para mim participar deste importante momento da vida acadêmica das discentes.", destacou a professora Ana Carolina Moraes Campos.

Link do evento: https://www.ibeas.org.br/congresso14/inicio

Lista dos artigos aprovados: https://www.ibeas.org.br/congresso14/conteudo.php?id=9