Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Programa “Mulheres Mil” encerra o ano de 2019 com confraternização
conteúdo

Destaque

Programa “Mulheres Mil” encerra o ano de 2019 com confraternização

Durante a tarde de sábado, dia 14 de dezembro, as alunas participaram de um momento de beleza com o apoio de voluntárias enquanto mais de 100 crianças participaram de atividades recreativas, organizadas pela professora Natália Oliveira e seus alunos do curso de Licenciatura em Educação Física e dos voluntários da Paróquia Divino Espírito Santo, que além de doarem o tempo para o trabalho, também contribuíram com os itens do piquenique.

Para encerrar as atividades do ano, o Campus Barbacena recebeu um evento de confraternização com as 60 alunas do Programa Mulheres Mil. Também estiveram presentes seus filhos, equipe e parceiros do Programa. Durante a tarde de sábado, dia 14 de dezembro, as alunas participaram de um momento de beleza com o apoio de voluntárias enquanto mais de 100 crianças participaram de atividades recreativas, organizadas pela professora Natália Oliveira e seus alunos do curso de Licenciatura em Educação Física e dos voluntários da Paróquia Divino Espírito Santo, que além de doarem o tempo para o trabalho, também contribuíram com os itens do piquenique. 

As alunas ainda fizeram fotos profissionais com os voluntários Filipe Sá, Railla Andrade e Miliana Miranda e desfilaram para seus filhos e convidados. Na ocasião, cada aluna recebeu uma cesta de piquenique, confeccionada pela equipe do Mulheres Mil, para se divertirem com seus filhos, ao som de música ao vivo com a banda “Os Federais”, formada por alunos do curso de Tecnologia em Alimentos. 

Para encerrar o evento, a confraternização recebeu a presença do Papai Noel que chegou ao ginásio no caminhão do Corpo de Bombeiros. Todas as mulheres e crianças ganharam presentes que foram arrecadados através de uma campanha com os alunos e servidores do Campus Barbacena. 

Um ano cheio de realizações 

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo promover a formação profissional e empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social. No ano de 2019, após sinalização da Reitoria para uma possível institucionalização do Programa, foi criada a Comissão de Institucionalização do Programa Mulheres Mil em todo o IF Sudeste MG, tendo esta comissão optado por executar o projeto piloto no Campus Barbacena.

Dessa forma, foi necessário resgatar as ex-alunas e cumprir a metodologia de acompanhamento de egressas. Foi iniciado, então, o Programa de Extensão: “Programa Mulheres Mil: continuidade x sucesso”, para atender e acompanhar as egressas do Programa, envolvendo dois projetos: “Manipulação e produção de alimentos como alternativa para geração de emprego e renda para as egressas", com o objetivo de ensinar  técnicas de produção de alimentos que as alunas possam comercializar e “Um diálogo com as egressas visando o empoderamento”, com o objetivo de restabelecer o vínculo com as alunas e trabalhar o empoderamento e a autoestima das mesmas. Além disso, o programa tem ainda o Projeto de Extensão “Oficinas interativas sobre as TICs para as egressas Mulheres Mil”que visa a inclusão digital das alunas. 

Neste ano, a formatura das alunas será no dia 18 de dezembro, às 19h no auditório I. Na ocasião, as alunas receberão a certificação dos cursos.

Em 2020, o “Programa Mulheres Mil: continuidade x sucesso” permanecerá atendendo as egressas. O Campus Barbacena receberá a primeira turma do Programa Mulheres Mil de forma institucionalizada. Para tanto será formada uma nova Equipe Multidisciplinar, visitas às comunidades para levantamento de demanda e divulgação e início de turma nova. Servidores e professores interessados em apresentarem  novos projetos deverão procurar a Gestora do Programa Mulheres Mil do Campus Barbacena, Bianca Monteiro.

 Texto: Marcela Souza Revisão: Coordenação de Comunicação

registrado em: