Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Programa Mulheres Mil confecciona máscaras para doações
conteúdo

Geral

Programa Mulheres Mil confecciona máscaras para doações

O IF Sudeste MG - Campus Barbacena, em uma atividade realizada pelo Programa Mulheres Mil, decidiu produzir máscaras de proteção individual para doações.

O novo posicionamento do Ministério da Saúde recomenda que toda população use máscara de proteção sempre que sair de casa. Porém, desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus, uma corrida mundial em busca dessas máscaras fez com que elas sumissem das prateleiras. Dessa forma, o IF Sudeste MG - Campus Barbacena, em uma atividade realizada pelo Programa Mulheres Mil, decidiu produzir esses produtos para doações. 

A ideia de confecção das máscaras de proteção surgiu do professor do Curso de Administração, Hélder Silva, que, diante da liberação do Ministério da Saúde para a produção de máscaras caseiras, lembrou das expertises das alunas do Programa Mulheres Mil e contactou a coordenação do programa. A equipe abraçou a causa e conseguiu alunas para a ação. A equipe e as egressas estão trabalhando de forma voluntária. “É importante destacar que a produção está sendo feita em casa para evitar aglomeração, e as máscaras estão sendo esterilizadas e higienizadas antes da distribuição”. declarou Bianca Marques, coordenadora do Programa Mulheres Mil. 

Dessa forma, o IF Sudeste MG - Campus Barbacena precisa da sua ajuda! Para colaborar com a confecção das máscaras, a equipe do programa estará recebendo doações de elástico, tecido de algodão e linha, e saco plástico. “Nesse momento, que a população precisa se proteger, nós precisamos ajudar. Essas máscaras estão em falta nas farmácias, então resolvemos produzir para doar. Mas para continuar produzindo, nós precisamos do material que está muito difícil de conseguir até mesmo para compra. O elástico principalmente”. pediu, Bianca.

As doações podem ser entregues no Gabinete da Direção Geral, no Campus Barbacena de 14h às 17h, ou em horário agendado através do e-mail bianca.marques@ifsudestemg.edu.br . Para dúvidas, o contato é o mesmo. 

As máscaras serão distribuídas em Barbacena e região para as pessoas que trabalham no administrativo de hospitais, para profissionais de atividades essenciais e para a população no geral. 

Recomendações do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde reforça que o uso da máscara é individual. Ela não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc.

Conforme a nova recomendação do governo, a máscara deve ser usada sempre que o indivíduo precisar sair de casa. A máscara deve ser usada por períodos de cerca de duas horas no máximo. Depois desse tempo, é preciso trocar por outra. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que a pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano para poder intercalar o uso.

A máscara deve ser lavada com água sanitária.  Deixar de molho por cerca de 10 minutos.

 Texto: Marcela Souza Revisão: Coordenação de Comunicação

registrado em: