Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Programa Mulheres Mil distribui mil máscaras no centro de Barbacena
conteúdo

Geral

Programa Mulheres Mil distribui mil máscaras no centro de Barbacena

Os membros do Programa Mulheres Mil estiveram nas ruas de Barbacena juntamente com médicos voluntários do Hospital Ibiapaba CEBAMS realizando uma ação social no centro da cidade.
Várias Máscaras de tecido

Várias Máscaras de tecido

Na última quarta-feira, 6 de maio, os membros do Programa Mulheres Mil estiveram nas ruas de Barbacena juntamente com médicos voluntários do Hospital Ibiapaba CEBAMS realizando uma ação social no centro da cidade para conscientizar a população sobre a importância do uso de máscaras de proteção.

Foram distribuídas cerca de 1000 máscaras acompanhadas de folhetos explicativos sobre a importância e orientações de uso.

“É muito importante que todos estejam protegidos nesse momento, pois o contágio comunitário tem aumentado significativamente. Se a população usar a máscara de maneira adequada, o risco de contágio diminui muito.”, ressaltou Bianca Monteiro, Coordenadora do Mulheres Mil.

Nesse mês ainda, a equipe do Programa Mulheres Mil realizou a doação de cerca de 100 máscaras para servidores e colaboradores do IF Sudeste MG – Campus Barbacena.

As máscaras são produzidas pelas egressas e equipe do Programa Mulheres Mil.

Orientações sobre o uso de máscaras de proteção

Antes de colocar a máscara no rosto deve-se assegurar que ela está em condições de uso (limpa e sem rupturas). É necessário também fazer a adequada higienização da mão com água e sabonete ou com preparação alcoólica a 70% e tomar cuidado para não tocar na máscara. Se tocar, deve-se executar imediatamente a higiene das mãos;

Após colocar a máscara, deve-se cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais e não utilizá-la por longo tempo (máximo de 3 horas). Após esse período é necessário substituí-la.

Importante: mesmo de máscara, mantenha distância de mais de 1 (um) metro de outra pessoa.

Ao chegar em casa, é necessário higienizar as mãos com água e sabonete ou preparação alcoólica a 70% e retirar a máscara para lavar.

Repita os procedimentos de higienização das mãos após a retirada da máscara. Por fim, não compartilhe a sua máscara, ainda que ela esteja lavada.

Limpeza

A máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas. É indicado lavar previamente com água corrente e sabão neutro, deixar de molho em uma solução de água com água sanitária ou outro desinfetante equivalente de 20 a 30 minutos e enxaguar bem em água corrente, para remover qualquer resíduo de desinfetante. Evite torcer a máscara com força e deixe-a secar. Após o procedimento, passe com ferro quente e garanta que a máscara não apresente danos ou você precisará substituí-la. Por fim, guarde em um recipiente fechado.

Descarte

Descarte a máscara de pano ao observar perda de elasticidade das hastes de fixação, ou deformidade no tecido que possam causar prejuízos à barreira. As máscaras de TNT não podem ser lavadas, devem ser descartáveis após o uso.

Para removê-la, manuseie o elástico ao redor das orelhas, não toque não a parte frontal da máscara e jogue fora imediatamente em um saco papel ou plástico fechado ou em uma lixeira com tampa. Evite tocar a superfície do saco de papel ou plástico após o descarte da máscara, não toque no rosto ou em superfície. Lave imediatamente as mãos com água e sabonete novamente ou proceda a higienização com preparação alcoólica a 70%.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

 

registrado em: