Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Projeto “Barbacena e seu Patrimônio Cultural e Turístico” finaliza suas atividades com 12 visitas guiadas
conteúdo

Extensão

Projeto “Barbacena e seu Patrimônio Cultural e Turístico” finaliza suas atividades com 12 visitas guiadas

No ano de 2019, o Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Turismo, através de uma parceria feita pelo professor e Coordenador do curso, professor André Araújo, com a Associação Cultural Sétimo Degrau, aprovou um o projeto de extensão chamado “Barbacena e seu Patrimônio Cultural e Turístico.” 

As atividades se iniciaram no começo do mês de junho e durante esse período foram executadas visitas guiadas mensais ao patrimônio da cidade de Barbacena como Matriz da Piedade, Solar dos Andradas, Igreja do Rosário, Solar dos Canedo, Casa da Cultura e Museu Municipal, entre outros. 

O projeto teve como objetivo principal valorizar e preservar o patrimônio cultural de Barbacena implementando um roteiro histórico, turístico e cultural de educação patrimonial na região central do município direcionado a estudantes da rede pública e privada, grupos da terceira idade e interessados de forma geral. Através do projeto foi possível observar aspectos históricos e os diversos estilos arquitetônicos presentes em Barbacena como o barroco, o colonial e o eclético. Ao longo do ano o projeto realizou 12 visitas e um concurso de fotografia com o tema “Um olhar reflexivo sobre o Patrimônio e a Arquitetura de Barbacena”. 

“Os alunos das escolas beneficiadas foram estimulados a refletirem sobre o tema de uma forma dinâmica utilizada pelo colaborador Sérgio Luiz Ayres que sempre realizou as visitas com muita dedicação e carisma. É importante destacar que com o projeto a visão da comunidade externa em relação ao seu patrimônio se tornou mais crítica e o conhecimento repassado estimulou a busca pela valorização. Tal acontecimento pode ser evidenciado nos resultados dos questionários e desenhos aplicados onde foi demonstrado um olhar diferenciado, principalmente no que tange às crianças.” declarou a bolsista do projeto, Débora Ester. 

registrado em: