Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Projeto Atividades Esportivas Extracurriculares intensifica treinamentos em preparação para o JIF

As equipes esportivas vinculadas ao Projeto de Ensino "Atividades Esportivas Extracurriculares" intensificam seus treinamentos visando à participação no JIF.

Após participar dos Jogos Escolares de Barbacena, as equipes esportivas vinculadas ao Projeto de Ensino Atividades Esportivas Extracurriculares intensificam seus treinamentos visando à participação na Etapa Local dos Jogos dos Institutos Federais. A etapa local será realizada nos dias 27, 28 e 29 de agosto e funcionará para selecionar as equipes que irão representar o IF Sudeste de Minas Gerais na Etapa Nacional, prevista para acontecer em Guarapari (ES). O campus Barbacena receberá as competições de Atletismo, Handebol e Vôlei de praia da etapa local no dia 27 de agosto.

"Os estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física que atuam como monitores nas modalidades, e os estudantes-atletas têm demonstrado grande assiduidade e afinco nos treinamentos com a intenção de representar o campus Barbacena da melhor maneira possível.", destacou o professor Bernardo Miloski. Hoje os treinamentos acontecem de duas a cinco vezes por semana, envolvendo em torno de 100 estudantes-atletas e 21 estudantes de Educação Física que atuam como monitores sob a supervisão dos professores Bernardo Miloski, José Alexandrino Filho e Thiago Andrade Goulart Horta. Os treinamentos estão abertos a todos os estudantes do campus que tenham até 19 anos de idade.

O professor Bernardo Miloski está muito satisfeito com o andamento do projeto e acredita que o resultado entre os estudantes é visível. “É muito gratificante ver o comprometimento dos alunos do curso de Educação Física com as atividades do projeto, tendo em vista que essa é uma  excelente oportunidade para que eles possam colocar em prática o que discutem nas aulas, atuando no contexto da promoção do esporte educacional. Por outro lado, também fico muito feliz de ver nossos estudantes-atletas engajados com o processo de ensino-aprendizagem-treinamento, o que faz com que eles possam ampliar seus conhecimentos sobre as práticas esportivas e estimular a adoção de um estilo de vida ativo”. O professor ainda destaca que os bons resultados nas competições somente reforçam o trabalho que os estudantes vêm desenvolvendo. “Os resultados ilustram o quanto os coordenadores do projeto acreditam na importância do dia a dia dos treinamentos para que todos os envolvidos possam usufruir de fato dos benefícios da prática do esporte educacional”.

O estudante de Educação Física Douglas de Barros Loures, monitor da equipe de voleibol masculina que foi campeã dos Jogos Escolares de Barbacena e vice-campeão do torneio promovido pelo JF Vôlei no mês de maio, destaca o impacto positivo do projeto para os acadêmicos. Ele acredita que além de proporcionar uma vivência da atuação docente no esporte educacional, o projeto consiste em um campo extremamente fértil para investigações científico-acadêmicas para os estudantes de diferentes cursos do campus (educação física, nutrição, ciências biológicas, informática, etc.). Além disso, Douglas acredita que o projeto traz grande contribuição na formação integral dos estudantes-atletas a partir de benefícios ligados a saúde e da promoção de atitudes e comportamentos positivos.