Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Projeto de extensão de acompanhamento de egressas do “Programa Mulheres Mil” realiza Natal Solidário

O evento natalino reuniu as egressas e seus filhos e netos, em uma tarde, com atividades recreativas, e a presença do papai noel.

Na tarde da última quinta-feira, 07 de dezembro, cerca de 26 mulheres egressas do “Programa Mulheres Mil” do Campus Barbacena participaram do “Natal Solidário”.

Na ocasião, as ex-alunas puderam trazer seus filhos e netos para participar das atividades. As crianças foram orientadas pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física sob a supervisão do professor Luiz Carlos Gomes Júnior. Já as mulheres trocaram experiências em uma atividade realizada pela professora de psicologia do Campus Barbacena, Wanderleia da Consolação Paiva.

As crianças e as mulheres foram presenteadas pelo papai noel, que chegou trazendo alegria e diversão no caminhão do Corpo de Bombeiros. Os brinquedos foram arrecadados em uma campanha de natal realizada com a comunidade do Campus Barbacena através do Projeto de Extensão “IF Solidário”.

Participaram da comemoração, a servidora Bianca Monteiro, que coordenou por anos o Programa Mulheres Mil; o atual coordenador do projeto de extensão das egressas do Programa, professor José Emílio Zanzirolani de Oliveira, a coordenadora adjunta do projeto de extensão, Wanderleia da Consolação Paiva; a colaboradora com o projeto de extensão, a servidora Bianca Alvin, e as bolsistas do projeto de extensão  Deiziane Natália Silva faria e Solange Aparecida Batista.

A egressa Alzira falou sobre a importância deste evento: “Nossa confraternização de Natal é uma grande oportunidade de estarmos juntas e de podermos levar filhos e netos para vivenciar esse momento. Não teria como deixar de expressar a sensação de ver tantos sorrisos largos estampados no rosto e olhinhos brilhando de emoção pela chegada do papai noel e do caminhão do bombeiro. Você já imaginou como é para essas crianças ver ele tão próximo e ainda poder receber dele o presente tão esperado que para muitas crianças será o único presente que irão ganhar nesse Natal? E isso só foi possível graças a Bianca Monteiro, o projeto e todos aqueles que contribuíram direta e indiretamente. Por isso nosso muito obrigada e feliz Natal.”

Os coordenadores do Projeto agradeceram toda a comunidade acadêmica pelas doações e ressaltaram a alegria em fazer o natal das mulheres e crianças mais feliz.

Durante todo o ano de 2023, as egressas do “Programa Mulheres Mil” participaram do projeto de extensão “Qualidade de vida e ambiente”, com aulas sobre plantas medicinais. A próprias egressas escolheram a atividade que seria ofertada no ano de 2023. A preposição de projetos de extensão faz parte da metodologia do Programa que prevê o acompanhamento das egressas. No Campus Barbacena, é realizado desde 2012, com diversos projetos que surgem da demanda das próprias egressas.

A servidora Bianca Monteiro, mestranda do Profept, cujo projeto de pesquisa é sobre o Programa Mulheres Mil, explica a importância da metodologia de acesso, permanência e êxito. “A Metodologia de Acesso, Permanência e êxito do Programa Mulheres Mil está prevista no Guia Metodológico da Setec, publicado em 2011, por ocasião da expansão do programa a nível nacional. Este Guia prevê a implementação de todas as formas de apoio, em uma rede de atividades de suporte que melhorem e ampliem a capacidade da instituição em responder adequadamente à diversidade desse grupo de educandas e de suas demandas sociais e evitar a evasão. Além das ações previstas para as mulheres no decorrer do curso, este guia prevê também o acompanhamento contínuo das egressas, contribuindo para a compreensão da trajetória das mesmas, dos resultados e impactos no território, comunidade e famílias e ainda possibilitando uma avaliação das atividades institucionais do Programa. No campus Barbacena, realizamos este acompanhamento através dos projetos de extensão, que surgem de acordo com a demanda das egressas. Tivemos, por exemplo, projeto de produção e manipulação de alimentos, palestras de empoderamento, Tecnologia de Informação e Comunicação, artesanato, psicologia, economia criativa, nutrição... Inclusive, durante a pandemia surgiu a demanda de um projeto que oportunizasse às alunas um ambiente de diálogo e apoio mútuo diante das questões psicológicas que a maioria das pessoas passou. Enfim, estes projetos são oportunidades de manter o vínculo com as egressas, acompanhá-las em suas trajetórias trazendo novos conhecimentos e incentivando a continuarem buscando melhorias em suas vidas, ou simplesmente, como é o caso de algumas, propiciando uma oportunidade de terem um momento de descontração e entrosamento. O natal solidário, já virou tradição no IF e é o fechamento das atividades dos projetos de extensão, trazendo mais um momento de alegria e descontração para nossas egressas, seus filhos e netos. Agradeço a todos que contribuíram para a realização de mais este evento que foi um sucesso, concluiu.