Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Projeto de Extensão Rural “Troca de Saberes com a Agricultura Familiar: O Manejo Sustentável do Solo” do IF Campus Barbacena recebe  jovens estudantes da Comunidade Rural do Faria

Aconteceu no dia 24 de outubro de 2019 mais um evento promovido pela equipe de professores e estudantes responsáveis pelo projeto de extensão intitulado, “Troca de Saberes com a Agricultura Familiar : O Manejo Sustentável do Solo ”. Desta vez, os alunos da Escola Estadual Dr.Teobaldo Tolendal, estudantes do ensino fundamental e médio, filhos de agricultores familiares provenientes da comunidade rural do Faria, município de Barbacena-MG, realizaram uma visita ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste ​Campus Barbacena.

Os mesmos foram recebidos pela equipe do projeto de extensão coordenada pelo professor José Alcir Barros de Oliveira e mais três bolsistas : Luciano Stelmo, Roni Costa e Isabela Grossi que elaborou uma programação de visita ao laboratório de solos e folhas e aos setores produtivos como o Núcleo de Agricultura e Núcleo de Zootecnia.

"No laboratório, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o processamento das amostras de solo, o funcionamento de alguns aparelhos e ouvir a palavra do ex- coordenador do laboratório professor Marcelo Zózimo da Silva, que nos falou um pouco da importância do laboratório para os proprietários rurais da região.", explicou o professor José Alcir Barros de Oliveira. No Núcleo de Agricultura, conheceram os locais de aulas práticas e as estufas de produção de mudas e experimentação. Depois, no Núcleo de Zootecnia, visitaram os setores de produção animal como bubalinocultura, bovinocultura, o campo agrostológico, a piscicultura e a avicultura.

"Esta aproximação do nosso Instituto com os jovens rurais do município é de fundamental importância para que estes possam entender e valorizar o ensino agrícola centenário, público e de qualidade, servindo de base para a formação e qualificação profissional que tanto carece o nosso meio rural regional", acrescentou o professor José Alcir.

"Por fim, fizemos uma roda de troca de saberes com os alunos do terceiro ano do curso de técnico em agropecuária, onde os alunos visitantes puderam entender todo o processo estudantil, seus potenciais, desafios e conquistas para a formação humana e profissional.  Queremos agradecer mais uma vez à direção da escola em nome da Professora Rúbia e da Ana Carolina ,Supervisora Educacional pelo apoio na mobilização e disponibilidade em trazer os alunos até o instituto. Esperamos continuar como parceiros para realização de futuros projetos de integração. ", finalizou o professor.

Texto: professor José Alcir Barros de Oliveira  / Fotografias de Isabela Grossi