Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Projeto do Campus Santos Dumont realiza doações de escudos faciais em parceria com o Núcleo de Química

O Projeto IFight do Campus Santos Dumont realizou doações de 100 escudos faciais para profissionais de saúde de Barbacena. As entregas foram realizadas com o apoio dos servidores e alunos do Núcleo de Química do Campus Barbacena.
#pratodosverem: Imagem mostra protetores faciais montados sobre uma mesa. Dois estudantes de jaleco branco e máscara próximos aos protetores. E uma mulher de uniforme de agente de endemias também próximo as escudos faciais. A mulher está recebendo as doações.

Conheça o Projeto IFight

O projeto IFight, de produção de equipamentos de proteção individual durante a pandemia da Covid-19, divulgou em suas redes um relatório de distribuição de escudos faciais até agora. Já foram entregues, em 11 cidades mineiras, 1588 face shields produzidos em impressora 3D. A grande maioria deles é destinada a profissionais de Saúde Pública, segmento cuja demanda por esse tipo de EPI foi integralmente atendida pela iniciativa do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.

As cidades mais atendidas foram Santos Dumont (58% do total), Ubá (10%), São João del-Rei e Barbacena (6% para cada município). Também foram distribuídos protetores faciais em Tabuleiro, Mercês, Oliveira Fortes, Cataguases, Rio Pomba, Piraúba e Leopoldina.

Especificamente em Santos Dumont, 60% dos 910 EPIs foram doados à Secretaria Municipal de Saúde e 21% divididos entre Hospital de Misericórdia e postos de Saúde. Servidores e colaboradores do Campus Santos Dumont, Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Caixa Econômica Federal (por conta do intenso fluxo de pessoas decorrente do pagamento do auxílio emergencial do Governo Federal) e profissionais atuando na barreira sanitária da cidade também receberam escudos.

Além da equipe permanente do projeto, formada pela professora Lívia Ávila, a servidora Iara Nascimento e os alunos bolsistas Stephany Carvalho, Bianca Castro e Breno Lamy, outras pessoas e organizações foram fundamentais para os números atingidos até agora: o Instituto Federal Fluminense doou hastes; a ONG SOS 3D JF e o professor Vicente Almeida, do IF Sudeste MG, também cederam protetores de suas produções; voluntários prestaram uma preciosa contribuição na montagem dos escudos faciais.

A ação também se dedicará, a partir das próximas semanas, à confecção de máscaras de tecido, toucas, pantufas e aventais. Mais escudos faciais também poderão ser produzidos, na medida do necessário.

Fonte: Campus Santos Dumont