Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Projeto IFtour: Campus Barbacena recebe visita de mais de 1300 estudantes de 25 escolas de Barbacena e região

A maioria dos estudantes estavam no 9° ano do ensino médio e vieram por incentivo de suas escolas a estudar no Campus Barbacena.
Exibir carrossel de imagens Visita ao laboratório NQ; Foto arquivo IFtour 2023.

Visita ao laboratório NQ; Foto arquivo IFtour 2023.

Nos meses de junho a dezembro de 2023, o Projeto IFtour, do curso Superior de Gestão de Turismo recebeu a visita de mais de 1300 estudantes da educação infantil, ensino básico, médio e técnico de 25 escolas diferentes localizadas em Barbacena e outros municípios da região. A maioria destes estavam no 9° ano do ensino médio e vieram por incentivo de suas escolas a estudar no Campus Barbacena.

As visitas foram organizadas com itinerários de acordo com o tempo disponível de cada escola e duraram de um a dois turnos. A aluna Kamila Nayara Magri, bolsista remunerada do projeto, organizou as vivências para que pudesse aplicar todos os conhecimentos acadêmicos obtidos no Curso de Gestão de Turismo, especialmente aqueles das disciplinas de Hospitalidade e Planejamento e Operacionalização de Roteiros Turísticos.

Para que as visitas pudessem ocorrer de forma mais interativa e segura, o projeto gerou oportunidades de aprendizado e vivências para 20 voluntários dos cursos Técnicos integrados em Agropecuária, Hospedagem e Química, Bacharelado em Administração e Tecnologia em Gestão de Turismo e também com alunos dos cursos de Bacharelado em Agronomia e Técnico integrado em Agroindústria que ajudaram o projeto em algumas visitas. Os mesmos puderam interagir com os visitantes, explicar um pouco sobre a experiência de ser aluno do Instituto e falar sobre seu curso. Sendo assim, as visitas tiveram lazeres e aprendizados importantes.

Segundo o coordenador do projeto, professor André Luís Martin de Araújo, o IFtour é um sucesso enquanto projeto de extensão, uma vez que gera vivências positivas para todos os servidores da instituição, para a bolsista, para os alunos voluntários e para os visitantes, além de divulgar os cursos do Campus Barbacena e atrair novos alunos.

Para o voluntário Ruan Ferreira, aluno do curso técnico integrado de Agropecuária, o projeto contribuiu de diversas formas em sua vida. Serviu de acréscimo em sua carreira profissional e educacional. “Sou grato por ter a oportunidade que tive vinda de pessoas que estão dispostas a cada vez mais evoluir e alcançar o avanço e a divulgação da Instituição. É uma honra fazer parte de um grupo como esse!”

Para a aluna do curso de Gestão de Turismo, Thamara Libano, a participação como voluntária do projeto proporcionou uma imersão em um ambiente que estimula a busca pelo conhecimento, desempenhando um papel fundamental na orientação educacional e na formação de futuros profissionais. Em suas palavras: “Participar do IF Tour Barbacena foi uma experiência única e enriquecedora. O projeto me proporcionou conhecer um lado do Instituto que até então eu não conhecia. A oportunidade de explorar de perto os cursos oferecidos, assim como conhecer o núcleo de zootecnia, o núcleo de agronomia e a equoterapia, me despertou um interesse por áreas que eu possuía pouco conhecimento. A interação com alunos de outros cursos da instituição, que compartilharam suas experiências, reforçou a importância do ensino técnico e tecnológico oferecido pelo IF Barbacena. E essa também foi uma ótima oportunidade para os estudantes e professores de outras escolas conhecerem mais sobre o IF Barbacena.”

O projeto também contou com o auxílio de diversos funcionários da Instituição, entre eles o Professor Dr. Marcelo José Milagres de Almeida e o Professor Alexsandro José de Sá, Diretor de Extensão.

Para 2024, já está planejada uma nova edição do projeto, conforme os editais de extensão a serem lançados no cronograma da Instituição.

Texto: Professor André Luís Martin

Foto: Arquivo IFtour 2023.