Geral
Projeto Qualidade de Vida e do Ambiente tem atividade no Campus Barbacena com pesquisadores da UEMG- Ubá e da UFMA cujo interesse é em horta medicinal
A horta medicinal do Campus Barbacena, implantada em 2012, serve como atividade de ensino (por ser didática e relacionada ao PIBID), de pesquisa (com projetos de iniciação científica) e de extensão (com visitas de instituições e pesquisadores).
Na quarta-feira, 13 de julho, os integrantes do projeto de extensão “Qualidade de Vida e do Ambiente” da UEMG - Ubá realizaram visita ao Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena visando ampliar as possibilidades de ações conjuntas, dialogando sobre projetos de ensino, pesquisa e extensão. Houve a presença da professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ubá e coordenadora do projeto, Drª Viviane Modesto Arruda, da professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Centro de Ciências de Bacabal, Drª Cristiana Resende Marcelo, da bolsista do projeto, a licencianda em Ciências Biológicas Jênnifer Lopes da Silva.
O contato foi realizado com o professor do IF Sudeste MG - Campus Barbacena, Dr. José Emílio Zanzirolani de Oliveira que no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), no Laboratório de Plantas Medicinais relatou as ações e os projetos que utilizam esses espaços. O professor apresentou a horta medicinal e áreas de cultivo existentes no Campus Barbacena, mostrando as variedades de plantas medicinais, as plantas alimentícias não convencionais e as cultivadas, onde os visitantes puderam tirar dúvidas e acentuar o intercâmbio de saberes e de propágulos.
A atividade faz parte da capacitação técnica da profª Cristiana Resende e da bolsista de extensão da UEMG Jênnifer, com supervisão da profª Viviane Arruda em colaboração com o prof. José Emílio. De acordo com a professora Viviane, “este encontro proporcionou ampliar os diálogos e apontar novas possibilidades de trabalho”. A professora Cristiana afirmou que “conhecer in loco o que uma instituição centenária realiza permite saber que os propósitos, a simplicidade e as parcerias permeiam o IF e que isto servirá como um legado que será levado à UFMA”. José Emílio cita que pesquisadores e iniciantes, como a Jênnifer, necessitam caminhar juntos, pois assim há formação dos educandos e de futuros cientistas. Por fim, a visita ampliou as possibilidades de ações coletivas de pesquisa, ensino e extensão voltadas à promoção da qualidade de vida e do ambiente e, ainda, fortaleceu a parceria entre as instituições UEMG, IF Sudeste MG e UFMA.
Fonte: José Emílio Zanzirolani de Oliveira, Viviane Modesto Arruda, Cristiana Resende Marcelo e , Jênnifer Lopes da Silva.




