Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Projeto Seroepe: Campus Barbacena participa em parceria com a Brigada 1 do I Congresso de Pesquisa da E. E. Amilcar Savassi

Esta atividade faz parte das ações propostas no eixo de extensão do projeto interdisciplinar aprovado no âmbito do programa SEROEPE.

Servidores do Campus Barbacena participaram em parceria com a Brigada 1 do  I Congresso de Pesquisa  da E. E. Amilcar Savassi.

Além dos docentes e da discentes do Campus Barbacena, a intervenção educacional na escola contou com a presença do coordenador da Brigada 1 - núcleo  São João del Rei, professor José Felix Fernandez (IF Sudeste MG - campus SJDR) e mais um brigadista voluntário, Domingos Aurélio Almeida e Silva .
A Brigada 1 é uma organização da sociedade civil que trabalha combate a incêndios florestais voluntariamente em vários municípios e regiões de Minas Gerais.
"Além mostrar o trabalho realizado pelos brigadistas florestais da B1, a atividade abordou também os impactos do fogo na preservação de remanescentes  florestais e a importância da conservação da biodiversidade para a sustentabilidade ambiental urbana. A ação também contou com a presença de dois diretores do Grupo Teatral Ponto de Partida, pois são nossos parceiros diretos e gestores da área onde o projeto está sendo realizado, vizinho à escola. A equipe do projeto agradece pelo apoio da Diretoria de Pesquisa e Ensino para a realização da atividade.",  destacou a professora  Ana Carolina Campos.

Esta atividade faz parte das ações propostas no eixo de extensão do projeto interdisciplinar aprovado no âmbito do programa SEROEPE denominado "Ações de gestão ambiental em Área Natural Protegida situada na Antiga Estação Sericícola de Barbacena", desenvolvido pelos professores do Núcleo de Ciências Ambientais do IF Sudeste MG - Campus Barbacena, em parceria com o Grupo Ponto de Partida.

"A parceria entre a instituição e o Grupo tem como objetivos: desenvolver atividades de gestão ambiental, recuperação de áreas degradadas, monitoramento e educação ambiental, assim como incentivar a restauração deste importante espaço histórico do município e fomentar a criação de uma unidade de conservação municipal.",  explicou a professora  Ana Carolina Campos.

A atividade contou com a presença da professora do Campus Barbacena Ana Carolina Moraes Campos, coordenadora do eixo extensão do projeto, da bolsista Abigail Carpinetti, estudante do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental e do professor José Emílio Zanzirolani de Oliveira, coordenador  do Curso de pós graduação em Gestão e Planejamento de Áreas Naturais Protegidas do Campus Barbacena.
Fonte e fotos: Ana Carolina Moraes Campos