Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Sábado Julino do campus Barbacena foi um sucesso
conteúdo

Geral

Sábado Julino do campus Barbacena foi um sucesso

O evento foi realizado no dia 19/07/2025 reunindo alunos, professores, servidores e familiares

A tradicional Festa Julina do campus Barbacena este ano foi dividida em atividades pedagógicas, culturais e artísticas. A organização do evento ficou a cargo dos docentes das áreas de Letras, Educação Física e Turismo, em conjunto com a Diretoria de Ensino e o Grêmio Estudantil. Os alunos foram divididos em equipes e elaboraram apresentações temáticas sobre as tradições e os festejos juninos nas diferentes regiões do Brasil, por meio de uma atividade cultural colaborativa e prática. Uma banca de jurados avaliou os trabalhos e a Direção-geral premiou as três melhores apresentações:

1º lugar: Agropecuária turmas A (1º, 2º e 3º anos)

2º lugar: Química (1º, 2º e 3º anos)

3º lugar: Hospedagem (1º, 2º e 3º anos)

Além disso, os alunos dos terceiros anos apresentaram o tradicional Quadrilhão do Terceirão, uma oportunidade de socialização e diversão.

Para a professora Lídia, "a realização da Festa Julina no formato de feira cultural tem caráter educativo, integrador e comunitário. A proposta vai além do entretenimento, buscando promover o aprendizado sobre as tradições e os festejos juninos nas diferentes regiões do Brasil, estimulando a pesquisa, a criatividade e a vivência cultural. Por meio dessa atividade, os estudantes participam ativamente da construção do conhecimento, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe, comunicação e planejamento. Cada turma é responsável por pesquisar, organizar e apresentar aspectos culturais, históricos, musicais e gastronômicos relacionados às festas junina de uma região do Brasil, transformando a prática em uma experiência interdisciplinar que envolve áreas como Arte, Língua Portuguesa, Educação Física, História e Geografia. O evento também reforça a identidade cultural brasileira e contribui para a valorização das tradições populares, aproximando escola, família e comunidade. Ao abrir espaço para apresentações, barracas temáticas, danças e comidas típicas, a festa se torna um momento de integração social e fortalecimento de vínculos, tornando o processo educativo mais dinâmico e significativo."

registrado em: