Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Último dia para cadastro de recebimento do kit de Alimentação Escolar aos alunos atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Fique atendo às orientações para cadastro de recebimento da Alimentação Escolar aos alunos atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Atendendo a Lei no 13.987, de 7 de abril de 2020, o Campus Barbacena alterou a distribuição de Alimentação Escolar  os alunos atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, por meio da distribuição de kits de gêneros alimentícios. Desta forma, o IF Sudeste MG - Campus Barbacena vem divulgar a distribuição de alimentação aos alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Técnicos Concomitantes/Subsequentes.

Faça seu cadastro!

Seguem algumas questões importantes sobre esse benefício:

Pergunta 1 - Quem tem direito?
Resposta: Somente alunos regularmente matriculados nos cursos da Educação Básica, segue a relação dos cursos contemplados no Campus Barbacena: Cursos na modalidade de Concomitantes e Subsequentes:
● Enfermagem
● Informática
● Meio Ambiente
● Nutrição e Dietética
● Segurança do Trabalho
Cursos na modalidade Integrados:
● Agroindústria
● Agropecuária
● Hospedagem
● Química

Pergunta 2 - Mas eu formei neste mês e concluí todas as minhas atividades,como fica minha situação?
Resposta: Você perde o direito ao kit. O kit é somente para os alunos regularmente matriculados, aqueles que têm algum vínculo com a instituição, estágio(s) e disciplina(s).
Obs.: As análises dos cadastros consideram a data da checagem e não a data do cadastro, ou seja, a data que vale para verificação do vínculo do aluno é a data da conferência, que ocorrerá na semana após o término dos cadastros.

Pergunta 3 - Sou aluno do curso de graduação, posso receber?
Resposta: Não. A distribuição desses kits visa garantir o cumprimento da Lei no 13.987, de 7 de abril de 2020, que “Altera a Lei no 11.947, de 16 de junho de 2009, para autorizar, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos estudantes das escolas públicas de educação básica”. Logo, esse programa é destinado apenas aos alunos da Educação Básica, que no caso do Campus Barbacena, são aqueles matriculados nos cursos das modalidades de Técnicos Integrados ao Ensino Médio ou Técnicos Concomitantes/Subsequentes.

Pergunta 4 - Qual o período de cadastro?
Resposta: Mensalmente, será divulgado um formulário de cadastro para recebimento do kit no mês seguinte. Dessa forma, já está aberto o cadastro para recebimento do kit no mês de JANEIRO/FEVEREIRO DE 2022 (cadastro disponível até 14/01/2022).

Pergunta 5 - Como faço meu cadastro?
Resposta: Basta preencher o formulário disponível na página da instituição.

Segue link:

Pergunta 6 - Como serão elaborados os kits?
Resposta: Para a elaboração dos kits, os nutricionistas consideraram o per capita equivalente ao utilizado normalmente na Seção de Alimentação e Nutrição, incentivando o consumo de frutas, verduras e legumes, bem como contribuindo para o comércio local do município, já que os produtos são oriundos da Agricultura Familiar.

Pergunta 7 - Qual a composição do kit?
Resposta: Cada kit será composto por frutas, verduras, legumes e produtos de panificação provenientes de agricultores familiares da região.

Pergunta 8 - Quantos kits tenho direito a receber?
Resposta: Devido às incertezas com relação a previsão de volta às aulas, os kits serão disponibilizados mensalmente.

Pergunta 9 - Como e quando irei receber o kit?
Resposta: A instituição irá disponibilizar um transporte deste kit até a sua residência, favorecendo o mínimo contato social, seguindo todas as normas do Ministério da Saúde. Ou, você poderá optar (no formulário) por retirar o Kit na escola. A disponibilização dos kits será a partir do dia 01/02/2022. Você será informado pelo site e mídias sociais do IF sobre a data e horário de entrega do kit.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Alunos que optarem por receber em casa de acordo com o protocolo de segurança contra a COVID-19, o motorista deverá evitar tocar no kit de alimentos, portanto deverá ter alguém na sua residência que possa realizar a retirada do kit no carro. Caso não tenha alguém em sua residência para receber o kit, na data e horário divulgados nas mídias sociais, site e contato prévio (via telefone ou whatsApp), o seu cadastro do mês seguinte será indeferido.

Alunos que optarem por retirar o kit no IF (01/02/2022)
A data de retirada do kit na escola será 01 de FEVEREIRO (terça-feira), no horário de 7h00min às 11h00min.
Caso você não compareça para retirar seu kit, nessa data e horário, o seu cadastro do mês seguinte será indeferido. OBS: Outra pessoa, de sua confiança, pode retirar o kit por você.