Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Seção de Alimentação e Nutrição explica sobre a distribuição de kits de alimentos para alunos dos cursos técnicos

Desde maio a Seção de Alimentação e Nutrição (SAN) do Campus Barbacena está distribuindo kits de alimentos para alunos dos cursos Técnicos.
#Pratodosverem: uma mão segurando um saco com frutas.

Desde maio a Seção de Alimentação e Nutrição (SAN) do Campus Barbacena está distribuindo kits de alimentos para alunos dos cursos Técnicos Integrados e cursos Técnicos Subsequentes/Concomitantes. Os alimentos fazem parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem como objetivo contribuir para o acesso universal à alimentação adequada a todos os alunos da educação básica.

Daniel Soares, nutricionista do Campus Barbacena conta que durante os dias normais do calendário letivo esses alimentos são base do cardápio do Instituto, porém, com a pandemia do Coronavirus e a interrupção do calendário escolar, a Lei 13.987 de 07 de abril de 2020 regulamentou a distribuição destes alimentos por meio de kits a todos os alunos assistidos pelo PNAE.

Para que o aluno receba o kit, é necessário que se faça um cadastro no formulário de solicitação que é divulgado nas redes sociais e site da instituição. “O cadastro é importante, pois neste formulário o aluno pode optar por retirar os kits na instituição ou receber-lo em sua residência, conforme o endereço cadastrado”, explica Daniel. O Campus Barbacena contém mais de 370 cadastros.

Os nutricionistas do Campus Barbacena contam que as doações irão continuar até a volta das atividades escolares e que a composição e quantidade de alimentos em cada kit leva em consideração a interrupção do calendário escolar. No primeiro mês de distribuição os kits, devido ao período demandado entre a divulgação da lei e planejamento da execução por parte do IF, foram calculados 44 dias letivos (17/03/2020 até 17/05/2020). No segundo mês foram calculados 22 dias letivos (17/05/2020 até 17/06/2020). Para o próximo mês serão calculados 22 dias letivos (17/06/2020 até 17/07/2020). O formulário será divulgado em breve e o período de cadastro para entrega dos kits no mês de julho será do dia 25 ao dia 03.

Daniel explica também que a execução do programa favorece a economia local, porque todos os produtos que compõem os kits são provindos da Agricultura Familiar do município de Barbacena. “Outro ponto importante é que o PNAE universaliza o acesso a alimentação de qualidade aos alunos da educação básica. Com a pandemia do COVID-19, esse acesso poderia ser comprometido, porém com a nova regulamentação, parte deste acesso fica garantido. Além disso, a alimentação rica em verduras e frutas favorece a imunidade, o que pode ser uma proteção a mais contra a contaminação pelo vírus”, finaliza.