Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Servidora do Campus Barbacena disponibiliza cursos online para comunidade acadêmica
conteúdo

Geral

Servidora do Campus Barbacena disponibiliza cursos online para comunidade acadêmica

Os cursos têm como objetivo oferecer capacitação para servidores sobre metodologias ativas e ensino remoto, utilizando ferramentas Google, disponíveis no e-mail Institucional.

Desde do início da pandemia do coronavírus, e consequentemente do isolamento social, servidores do Campus Barbacena, preocupados com a durabilidade deste período e a possível necessidade de adaptação ao sistema de ensino remoto, solicitaram cursos de aperfeiçoamento com o intuito de se prepararem para as novas tecnologias. Dessa forma, Valéria Bergamini, Técnica em Assuntos Educacionais do IF Barbacena, considerando sua experiência tanto prática quanto científica na modalidade de Ensino a Distância, atendeu aos pedidos e compartilhou seus conhecimentos. 

Até o momento foram disponibilizados quatro cursos. São eles: Introdução ao Google Classroom, Introdução ao Google Forms, Introdução ao Google Sites e Introdução a Metodologias Ativas. Este último teve a parceria do servidor Marcell Cavalari. Estas capacitações são ofertadas com o apoio da Diretoria de Ensino do Campus Barbacena.

Os três primeiros cursos ofereceram mais de 320 certificados. Há ainda dois cursos em andamento: a segunda edição do curso “Introdução ao Google Classroom” destinado a servidores e o curso “Introdução a Metodologias Ativas” destinado a discentes do Campus Barbacena. .Os materiais foram disponibilizados na rede e podem ser acessados no endereço virtual: https://sites.google.com/view/valeriaifet/cursos

Segundo Valéria, os cursos tem como objetivo oferecer capacitação para servidores sobre metodologias ativas e ensino remoto, utilizando ferramentas Google, disponíveis no e-mail Institucional. “Importante salientar que os cursos não visam estimular ou desestimular a oferta durante o período de distanciamento social, mas sim refletir sobre as possibilidades e desafios, considerando que muitos discentes não têm condições de acesso ao mundo digital”, destaca.

Para a servidora, esses aprendizados são relevantes considerando a preparação tanto para o ensino remoto ou introdução a educação a distância, quanto a preparação de docentes e discentes para a utilização de novas metodologias de ensino, incluindo as tecnologias aplicadas à educação, visando a inclusão digital. “Além disso, o Google Forms e Google Sites são ferramentas que podem ser utilizadas em pesquisas, eventos, comércio, entre outros”, finaliza.

Por fim, Valéria ressalta que  caso exista demanda, em agosto será ofertado o curso “Introdução ao Google Sites”.

 

registrado em: