Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Torneio Interclasse entra na reta final com relatos de experiências exitosas

Torneio Interclasse entra na reta final com relatos de experiências exitosas

Competição reúne estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e na arbitragem discentes do curso de licenciatura em educação física.

Nos meses de novembro e dezembro, os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio estão participando do Torneio Interclasse na modalidade futsal masculino. Já os discentes do curso de licenciatura em educação física estão atuando na arbitragem. Ambos sob a coordenação do professor do Campus Barbacena, Luiz Carlos Gomes Júnior.

Os jogos, nesta semana, entram na reta final e os estudantes destacam a importância da competição: “Gostamos muito do que vivenciamos até o momento com o interclasse. E agradecemos essa experiência ao professor Luiz Carlos!”, enfatiza Mateus Almeida Rodrigues da equipe “Chumbo leve”.

“Vão ser os jogos mais esperados do ano, com bastante competitividade e futebol.”, comemora o atleta da equipe “Galácticos”, Yuri Oliveira Caetano

As treinadoras também avaliam o Torneio. “Muito bom e bem organizado, ótima pra os alunos poderem distrair um pouco da escola com algo divertido.”, afirma a treinadora do time “Paok”, a aluna. Ana Beatriz de Melo Souza

“O interclasse está sendo muito bom para criar laços, apesar do espírito competitivo que temos um com os outros, excelentes juízes!”, lembra a treinadora do time “Chumbo leve”, a estudante Letícia de Cássia Campos Gomes.

Os jogos também são uma oportunidade de atuação dos discentes do curso de licenciatura em educação física, que trabalham na arbitragem. “Foi uma experiência muito bacana, pude vivenciar melhor a prática da arbitragem do futsal, reconhecer melhor as regras na prática e conhecer sobre a mecânica de jogo, assim como a mecânica de arbitragem.”, destaca o aluno do 4º período, Gabriel Ladeira Vidal.

“É uma excelente experiência, é muito importante irmos até o torneio vê como é realizado, vê o funcionamento na prática, então a meu ver é uma experiência muito boa que tenho somente gratidão por ter participado.”, garante a aluna do 4º período Daniela Aparecida de Souza Cruz.

Para o professor responsável pela ação, Luiz Carlos Gomes Júnior “o torneio interclasse é uma oportunidade de integração entre os alunos dos cursos técnicos integrados em agroindústria, agropecuária, hospedagem e química. O torneio separa momentaneamente possíveis integrantes das equipes, os quais posteriormente podem integrar a equipe do campus em competições como o JEB e JIF."

O professor completa: "Para quem joga, o importante é ganhar. Para quem promove o torneio o importante é dar a oportunidade para qualquer estudante participar em uma das equipes jogando e vivenciando ao máximo seu período escolar. Por sua vez, para os estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física é uma oportunidade de vivenciar situações que fazem parte da vida profissional nas escolas, quando da realização de torneios esportivos. Lembrando que torneios esportivos no âmbito das escolas são de responsabilidade dos professores de Educação Física e não de terceiros. E, isto é lei. Fica um pequeno pesar pelo fato de não ter sido possível ofertar torneios das outras modalidades e para mais envolvidos. Isto ficará para o ano de 2024."

Na data de hoje, 12 de dezembro, começam as semifinais. Veja a programação:

Tabela