Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Trabalhos premiados na VIII FECIB são finalistas da FEBRACE

Trabalhos premiados na VIII FECIB são finalistas da FEBRACE

Dois trabalhos premiados na VIII Feira Científica de Barbacena pelo IF Sudeste, Campus Barbacena foram indicados para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

Dois trabalhos premiados na VIII Feira Científica de Barbacena (FECIB) pelo IF Sudeste MG, Campus Barbacena foram indicados para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Os trabalhos foram apresentados por alunos do IF Sudeste MG - Campus Barbacena e são finalistas da FEBRACE.

O trabalho “Slime: uma mistura perigosa” coordenado por  Carlos Eduardo Luna, pertence a categoria investigativa e ficou em segundo lugar pela VII FECIB. O tema está relacionado com a quantificação de boro total extraível em brinquedos slime.  Para o coordenador do trabalho, a FECIB é a porta de entrada para o mundo da ciência. “A FECIB é um canal de comunicação entre a comunidade científica e a sociedade. Ela desperta nos estudantes a curiosidade, o questionamento, a investigação e o desejo de apresentar suas observações.”

Já o trabalho “Sistema de Irrigação Automatizado por IOT”, visou construir e implementar um protótipo de controle e monitoramento por IoT (internet das coisas), automático e de baixo custo, para o processo de irrigação. O protótipo construído foi utilizado para a realização de atividades agrícolas, evitando o uso de aparelhos com custo elevado e o desperdício de água. O projeto ficou em segundo lugar pela VIII FECIB, na Categoria Construtivo.

A orientadora do trabalho, Chrystiaine Helena Campos de Matos, que também é estudante de Licenciatura em Química pelo Campus Barbacena, esteve presente na 17ª  edição da FEBRACE e para ela, participar novamente será enriquecedor. “Acredito que poder participar novamente mostra que o trabalho que estamos desenvolvimento na instituição, mesmo que como alunos de graduação, está traçando um caminho de desenvolvimento científico muito bacana e que além do nosso aprimoramento profissional é poder proporcionar aos alunos que orientamos as mesmas oportunidades e sentimentos, e alguns momentos até maiores.”

A VIII Fecib de Barbacena aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto no Setor Esportivo do IF Barbacena. Cerca de 350 expositores das escolas das redes pública e privada de Barbacena apresentaram 70 projetos. Além disso, cerca de 3 mil visitantes estiveram presentes para assistir as apresentações de trabalhos e cerca de 110 professores e profissionais da área de educação avaliaram os trabalhos.

A Direção-geral do Campus Barbacena parabeniza os estudantes e servidores envolvidos nessa conquista.

FEBRACE

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia busca estimular uma cultura investigativa, de criatividade, inovação e empreendedorismo na Educação Básica brasileira, por meio da indução à realização de projetos e mostras científicas e tecnológicas nas escolas. A FEBRACE culmina na mostra de projetos finalistas que ocorre anualmente em março desde 2003.

Texto: Marcela Souza Revisão: Coordenação de Comunicação