Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cataguases > 2022 > IF Sudeste MG - Campus Avançado Cataguases promove intercâmbio virtual linguístico

Destaque

Ação ocorre em parceria com Universidade York, no Canadá, e busca promover interação entre estudantes de língua inglesa e portuguesa.

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Avançado Cataguases, está promovendo o projeto de ensino Teletandem Brasil-Canadá, em cooperação com a Universidade York, em Toronto, no Canadá. A iniciativa consiste em um intercâmbio virtual linguístico entre estudantes de língua inglesa e portuguesa de ambas as instituições.

No contexto deste projeto, o objetivo geral é promover a interação face a face, por intermédio da plataforma interativa ZOOM, de alunos de Língua Portuguesa na Universidade York, na cidade de Toronto, Ontário, no Canadá, com alunos de Língua Inglesa do Campus Cataguases.

Especificamente, o projeto tem promovido o fortalecimento do ensino de línguas nas duas instituições, além de robustecer o ensino a partir de programas, projetos e ações internacionais significativas que visam a ampliar as experiências de aprendizagem dos alunos. Além disso, tem desenvolvido o intercâmbio online de estudantes de língua, proporcionando condições de interação e comunicação no idioma estudado, o que facilita o desenvolvimento. Por fim, o Teletandem Brasil-Canadá tem aproximado os alunos de contextos reais de conversa e de interação na língua do outro aluno, desenvolvendo habilidades de trabalho cooperativo e de socialização de saberes entre os alunos em formação pessoal e profissional.

Segundo a coordenadora do Teletandem Brasil-Canadá na Universidade York, professora Cátia Martins, o projeto foi pensado para mobilizar “outras linguagens com o intuito de aproximarmos os nossos alunos, minimizando os efeitos da pandemia”. Além disso, ela salienta que o projeto é desenvolvido a partir de encontros semanais em que os alunos discutem temas caros aos seus interesses na língua estudada.

De acordo com o coordenador desse projeto no IF Sudeste MG, campus Avançado Cataguases, professor Daniel de Oliveira, o intercâmbio linguístico virtual é fundamental para desenvolver as competências transculturais nos estudantes. “Durante os encontros semanais, os discentes exploram todas as suas potencialidades no processo de interação com estudantes de uma cultura distinta da sua, permitindo que, minimamente, aperfeiçoem a sua proficiência linguística e a sua competência para transitar em contextos distintos do seu”, o docente comenta. “Além da capacitação técnica em língua adicional, pretendemos desenvolver capacidades de relacionamento, por meio de um processo formativo integral, mobilizador de diferentes identidades, que visa ao desenvolvimento de uma cultura de paz”, salienta.

Daniel ressalta, por fim, que o projeto está encampado no Departamento de Linguagens do campus e continuará a se articular à professora Cátia para continuarem o projeto no próximo semestre. Além disso, ele salienta que a articulação do Departamento de Linguagens do campus Cataguases com a DRIIT é fundamental para institucionalizá-lo, permitindo a sua expansão e, consequentemente, fortalecendo as políticas linguísticas institucionais do IF Sudeste MG.