Geral
Curso de Processos Gerenciais do Campus Cataguases conquista nota 4 em avaliação do MEC
O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Campus Avançado Cataguases alcançou um importante marco de qualidade. Após avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a graduação obteve a nota 4 — em uma escala que vai de 1 a 5.
O processo de avaliação para o Recredenciamento Institucional ocorreu entre os dias 21 e 23 de outubro de 2025, por meio de uma visita virtual às instalações do campus. O resultado oficial, que atesta a excelência da unidade, foi divulgado no final de janeiro de 2026.
Padrão de qualidade e critérios
A avaliação in loco é um dos pilares da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo é assegurar que as instituições de ensino cumpram requisitos rigorosos de organização didático-pedagógica, infraestrutura e qualificação profissional.
Para o coordenador do curso, professor Pedro Paulo, e para o vice-coordenador, professor Arthur Guedes, o resultado evidencia o compromisso institucional com a oferta de um ensino público de qualidade. Segundo eles, a comissão avaliadora analisou diferentes dimensões do curso, como o Projeto Pedagógico, a qualificação do corpo docente e técnico-administrativo, a bibliografia básica e complementar, além da infraestrutura e de aspectos relacionados à
organização acadêmica.
“Os resultados demonstram o compromisso do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais com uma educação pública, gratuita e de qualidade. O conceito obtido reforça a atuação institucional na formação profissional alinhada às demandas dos arranjos produtivos de Cataguases e da região”, destacam os docentes.
Diferencial no currículo
A estudante Elionay Morais, atualmente no 3º período de Processos Gerenciais, também celebrou a conquista. Para ela, a presença do IF Sudeste MG em Cataguases representa um importante avanço para o município e para toda a região. “Alcançar nota 4 nessa avaliação garante uma formação reconhecida pela qualidade e excelência do ensino. Sem dúvidas, é um diferencial no currículo. Fico muito feliz em fazer parte dessa conquista e em ver a ampliação de oportunidades por meio do acesso à educação”,
afirma.
Sobre o curso
Implantado em 2024, o curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais oferece ingresso anual, tanto pelo vestibular próprio do IF Sudeste MG quanto pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Vinculado à área de Gestão de Negócios, o curso é ofertado no turno noturno e tem como proposta integrar conhecimentos das áreas de negócios e tecnologia. A matriz curricular contempla disciplinas de Gestão, como Marketing, Economia e Finanças, articuladas a conteúdos da área tecnológica, como Ciência de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão.
A formação busca preparar os estudantes para a extração, organização e análise de dados, além da produção de informações e conhecimentos que subsidiem a tomada de decisões de forma mais científica e estratégica no contexto organizacional.




